Região tem 73 casos suspeitos de Covid-19

REGIÃO - THIAGO MORELLO - Da Redação

Data 19/03/2020
Horário 05:01

Até o início da noite de ontem, a região se encaminhava para fechar o dia com o saldo de 73 casos suspeitos do novo coronavírus, o Covid-19. Isso quer dizer que, de um dia para o outro, as autoridades de saúde de cidades que investigam possíveis registros anunciaram 24 inéditas incidências. No cenário, entram também quatro cidades que antes não haviam constatado a possibilidade da doença: Martinópolis, Mirante do Paranapanema, Narandiba e Rancharia. Agora são 12 no total.

A situação mais crítica está em Presidente Prudente, que, assim como já estava ocorrendo, possui o maior contingente de casos suspeitos. O número que era de 40, na terça-feira, foi para 56 ontem, conforme os dados atualizados pela VEM (Vigilância Municipal Epidemiológica). E num outro exemplo de cidades que já acompanhavam a possibilidade do vírus no local, Presidente Epitácio também anunciou três novas incidências, totalizando, agora, quatro no município.

Sendo assim, no ineditismo, há um caso suspeito em Martinópolis e um em Mirante do Paranapanema, assim como em Rancharia. Mas nesse último caso, por lá, o município ainda colocou em isolamento duas pessoas que chegaram da Europa, mas não possuem sintomas da patologia, além de outras 41 que tiveram contato com o deputado Cesinha de Madureira (PSD-SP), exatamente em Martinópolis, atestado como positivo para o contágio.

Assim como é a situação dos dois casos suspeitos de Narandiba. A possibilidade atinge o prefeito da cidade, Itamar dos Santos Silva (PSDB), e o presidente da Câmara Municipal, Ciro Bispo da Cruz, que também tiveram contato com o deputado. “Ambos estão em isolamento domiciliar”, frisa o coordenador de Saúde do local, Fernando César de Carvalho.

Cidades com casos suspeitos

Município

Nº de casos suspeitos

Dracena

2

Junqueirópolis

2

Martinópolis

1

Mirante do Paranapanema

1

Narandiba

2

Ouro Verde

1

Panorama

1

Presidente Epitácio

4

Presidente Prudente

56

Presidente Venceslau

1

Rancharia

1

Sandovalina

1

TOTAL

73

Fonte: Pesquisa com municípios

Veja também