Região soma 154 instituições no Cadastro e-MEC

PRUDENTE - WEVERSON NASCIMENTO

Data 04/08/2019
Horário 08:50

Em um levantamento de dados feito na 10ª Região Administrativa do Estado de São Paulo, constatou que 27 municípios contam com acesso ao ensino superior, seja através de IES (Instituições de Educação Superior) ou polos acadêmicos. Dentre os municípios com maior número de registros, Presidente Prudente lidera com 54 instituições, seguido de Dracena com 19 e Presidente Epitácio com 11. Os dados são do Cadastro e-MEC (Cadastro Nacional de Cursos e Instituições de Educação Superior), uma ferramenta que permite ao público a consulta de dados sobre instituições de educação superior e seus cursos.

Na plataforma, em relação às instituições de ensino, é possível pesquisar informações sobre as universidades, centros universitários e faculdades vinculadas ao sistema federal de ensino, que abrange as instituições públicas, federais e todas as instituições privadas de ensino superior do país. Além disso, a plataforma informa dados como a situação de regulação das instituições e dos cursos por elas oferecidos, endereços de oferta e indicadores de qualidade obtidos nas avaliações do MEC (Ministério da Educação).

De acordo com o órgão, o Cadastro e-MEC, regulamentado pela portaria normativa 21, de 21 de dezembro de 2017, é uma base de dados oficial dos cursos e IES, independentemente de sistema de ensino. Os dados guardam em conformidade com os atos autorizativos dos cursos e das IES, editados pelo Poder Público ou órgão competente das instituições nos limites do exercício de sua autonomia. A regularidade dos cursos e instituições depende da validade dos respectivos atos autorizativos e da tempestividade de protocolo dos processos regulatórios de manutenção da autorização para o funcionamento da instituição e oferta dos cursos.

Número de IES na 10ª Região Administrativa

 

Municípios

Quantidade

IES/Polos

Adamantina

9

Álvares Machado

1

Dracena

19

Euclides da Cunha Paulista

1

Flora Rica

1

Flórida Paulista

2

Junqueirópolis

1

Lucélia

3

Martinópolis

4

Mirante do Paranapanema

2

Narandiba

1

Osvaldo Cruz

7

Pacaembu

1

Panorama

1

Pirapozinho

1

Presidente Bernardes

2

Presidente Epitácio

11

Presidente Prudente

52

Presidente Venceslau

7

Rancharia

8

Regente Feijó

2

Rosana

5

Sandovalina

1

Santo Anastácio

4

Teodoro Sampaio

6

Tupi Paulista

2

Fonte: Cadastro e-MEC

 

 

Publicidade

Veja também