Região pode se inscrever no 7º Prêmio Ações Inclusivas para Pessoa com Deficiência

VARIEDADES - Da Redação

Data 10/06/2018
Horário 08:57

As inscrições da 7ª edição do Prêmio Ações Inclusivas para Pessoas com Deficiência estão abertas para todo o Estado de São Paulo até o dia 23 de junho. Realizada pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, a premiação tem o objetivo de estimular a implantação de iniciativas inclusivas, além de identificar e reconhecer as já existentes. A novidade desta edição é que somente poderão se inscrever as instituições das categorias “Governamental” e “Não Governamental” que ficaram entre as finalistas em edições anteriores do Prêmio, entre os anos de 2010 e 2017. A ideia é identificar a trajetória, desdobramento, crescimento, desafios e conquistas das ações premiadas anteriormente.

Do município de Marília, a Fundação de Ensino Eurípedes Soares da Rocha poderá se inscrever com a ação Projeto Inclusão Digital, finalista do prêmio em 2011. Já a Secretaria Municipal de Educação de Marília poderá participar com a ação “Referencial de Adaptação Curricular do Ensino Fundamental”, finalista em 2017.

Podem concorrer ao prêmio pessoas ou instituições que mantenham ações ou projetos que atendam pessoas com deficiência. As práticas devem ser cadastradas através do preenchimento de um formulário no site www.premio.sedpcd.sp.gov.br. Segundo os critérios estabelecidos no regulamento do prêmio, serão selecionadas 10 ações finalistas (das categorias governamentais e não governamentais) que receberão Placa de Menção Honrosa, e a primeira de cada categoria serão premiadas com troféu. Os participantes deste ano poderão ainda acompanhar, no dia da cerimônia de Premiação, o V Encontro do Fórum de Gestores Municipais da Área da Pessoa com Deficiência.

O Brasil tem hoje mais de 45 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência. Somente no Estado de São Paulo, esse número ultrapassa 9 milhões. Para a secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Linamara Rizzo Battistella, o prêmio tem o intuito de potencializar a questão da inclusão. “As políticas de inclusão devem ser reconhecidas e incentivadas. Em todo o Estado, os municípios vêm promovendo importantes progressos relativos às pessoas com deficiência. O prêmio é um instrumento para difundir e multiplicar esses trabalhos tão importantes”, afirma a secretária.

Publicidade

Veja também