Região fecha setembro com menos 418 empregos

Comércio foi o setor que mais fechou portas, ao demonstrar um saldo de menos 175 postos de trabalho; serviços contratou

REGIÃO - THIAGO MORELLO

Data 20/10/2017
Horário 12:38

Após uma alta de 214 novos postos de trabalho em agosto, segundo informações do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgadas na tarde de ontem, a região não teve uma sequência positiva. O levantamento do órgão mostrou que no entorno, no mês de setembro, houve um saldo de menos 418 postos de trabalho, levando em conta os 53 municípios que compõem a 10ª RA (Região Administrativa) do Estado de São Paulo. No total, foram 615 contratações contra 1.033 dispensas, ao analisar oito setores.

Na ponta das demissões, quem mais fechou portas na região foi o setor de comércios. O saldo entre aberturas e fechamento no último mês promoveu uma negativação de 175 vagas de emprego. Logo na sequência, o departamento de agropecuária, extração vegetal, caça e pesca fomentou também um saldo negativo de 155 empregos. Ainda conforme o levantamento, serviços e extração mineral foram as únicas seções que obtiveram índices maiores de contratações do que demissões.

No caso de Presidente Prudente, capital da Alta Sorocabana, a cidade só perde para o munício de Lucélia (-179), ao ter um saldo de menos 168 trabalhadores no mercado de trabalho. Entre todos os setores, apenas um promoveu contração, que foi o de serviços industriais de utilidade pública, com quatro novas vagas. No entanto, se por um lado a área de serviços foi a que mais empregou na região, no mês de setembro, juntamente ao comércio, no munícipio, foi o setor que mais demitiu, com 59 menos empregos para cada departamento.

O presidente do Sincomércio (Sindicato do Comércio Varejista de Presidente Prudente e Região), Vitalino Crellis, afirma que esse fenômeno é “normal” entre os meses de setembro e outubro, quando realmente ocorrem demissões. “É uma espécie de preparação para as contratações do fim de ano, quando as lojas começam a procurar temporários e, assim, surgem as oportunidades de se manterem nas vagas”, explica”.

 

Capacitação

Na tentativa de auxiliar no momento crítico, o presidente do Sincomércio também relata que no início de novembro, o sindicato promoverá um curso de capacitação para pessoas que estão buscando vagas de emprego em Prudente. O evento será realizado em parceria com o Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), oferecidos a 120 pessoas, com três turmas de 40 interessados cada.

Publicidade

Veja também