Refugiados

OPINIÃO - Arlette Piai

Data 11/09/2018
Horário 04:06

Durante muitos séculos a Europa foi um continente devastado por guerras, fome e pobreza. Milhões de europeus tiveram que migrar para várias partes do mundo em razões das dificuldades e miséria em que viviam. Mas, com o decorrer dos séculos, tudo mudou. Nas últimas décadas do século 19 a Europa tornou-se uma forte potência econômica, detentora de 85% das terras do planeta, graças a exploração e escravização das suas colônias. Inclusive o Brasil, na época, enriqueceu Portugal, que enriqueceu a Inglaterra, que fez a revolução industrial, graças principalmente a grana que saía do Brasil. A Europa deve, portanto, seu desenvolvimento econômico, social, científico e tecnológico à força do trabalho e exploração das suas colônias, como também do Oriente Médio, Índia e da África. Hoje, o povo das antigas colônias, vítimas de extrema pobreza causada também pelos colonizadores que as esgotaram, encontram-se em guerras contínuas e tentam entrar na Europa, mas, lamentavelmente, são abandonados, expulsos, mortos. Muitos têm seus barcos afundados, morrem afogados em alto mar. Nem crianças são poupadas.

Provavelmente 90% da população brasileira é composta por imigrantes. Que tal se eles tivessem tido o destino dos imigrantes de hoje? O que estão fazendo com os imigrantes é crime contra a humanidade. Por tradição, nosso país tem recebido refugiados, o que nos proporciona certo orgulho. Minha mãe imigrou para o Brasil aos 15 anos, foragida da grande guerra mundial, tendo tomado o último navio. Em seguida todos os portos foram fechados. Mas paradoxalmente, o brasileiro que abre fronteiras negligencia seu povo, já que tantos moram nas ruas e favelas. O que acontece no Brasil, em relação às favelas, é vergonhoso e doloroso. Enquanto os excluídos subiam morros para montar barracos, tantas vezes, em locais perigosos, a população e o governo fechavam os olhos. Hoje todos pagam o preço dessa segregação com o nível de violência que se espalha.

Vê-se um mal generalizado. Os refugiados que procuram salvação na Europa continuam na dor do abandono e das chacinas. Mas, nessa mesma Europa a população encolhe, o número de idosos cresce e representa cada vez mais dificuldade à população ativa. A força do trabalho dos refugiados imigrantes pode constituir “uma oportunidade” para a União Europeia; entretanto, a xenofobia, o preconceito e a vaidade vão além da razão. Se os países continuarem se fechando com exclusividade para própria riqueza e os seres humanos tiverem olhos voltados só para si mesmos, que mundo deixaremos para as próximas gerações? Se as colmeias forem destroçadas, não tenha dúvida, leitor, as abelhas perecerão.

Publicidade

Veja também