Refluxo é normal em bebês, mas merece atenção em adultos

Espaço infantil

COLUNA - Espaço infantil

Data 09/11/2017
Horário 11:35

Aquela sensação amarga na boca, como se fosse expelir o alimento, que chega após uma espécie de soluço, é o chamado refluxo gastroesofágico. Isso ocorre quando o ácido do estômago retorna para o esôfago em direção à boca.

Em recém-nascidos, isso é normal, segundo os médicos ouvidos pela reportagem. "O bebê ainda está em formação, então, a válvula que existe na entrada do estômago, que impede a volta do alimento, ainda é frágil. Pode demorar até um ano meio para se formar", diz Cylmara Gargalak Aziz, pediatra do Hospital Sírio Libanês.

Uma das preocupações, segundo a médica, é o engasgamento. "A mãe deve tomar alguns cuidados ao amamentar para evitar que o refluxo faça a criança engasgar. O correto é o bebê ficar sentado a 45 graus", diz.

No caso de adultos, o problema chama a atenção. O suco gástrico pode alcançar órgãos do sistema respiratório e gerar graves problemas.

"O organismo não está preparado para sofrer com o suco gástrico", diz Maria Fernanda Barca, doutora em endocrinologia da Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo). "Existe
o risco de engasgar e causar uma pneumonia aspirativa, o que é grave", completa.

Essa pneumonia é uma infecção do pulmão causada pela entrada de líquidos contaminados pelo estômago ou pela boca. Tem que ser tratada imediatamente.

O refluxo é mais propenso em idosos. A musculatura do diafragma, que separa o tó- rax do abdome, vai enfraquecendo, não fechando a válvula como deveria, o que libera a entrada do ácido.

"Pessoas obesas também são mais propensas por causa da pressão no abdome. No tratamento, um dos pontos é fazer o paciente perder essa gordura abdominal", diz Maria Fernanda.

 

Deitar após as refeições piora sintoma

Um hábito bastante comum é apontado como o estopim para o refluxo. Deitar logo após a refeição aumenta bastante o risco de a pessoa sofrer com a acidez. "Se a pessoa se alimenta mal e deita em seguida, pode acontecer o refluxo. Por isso, aconselhamos, principalmente os idosos, a se alimentarem duas horas antes de deitar", explica a endocrinologista Maria Fernanda Barca.

 

Jornal O Imparcial

ARTE: Folhapress

 

Olho

"A mãe deve tomar alguns cuidados ao amamentar para evitar que o refluxo faça a criança engasgar. O correto é o bebê ficar sentado a 45 graus"

Cylmara Gargalak Aziz,

Pediatra.

 

Passatempo

ARTE EM CENA

 

“Cabarelas”

Data: hoje

Horário: 15h

Local: Bosque do Sesc Thermas

Entrada: gratuita

 

OFICINA

Girassóis”

Data: domingo

Horário: 16h

Local: Quiosque do Sesc Thermas de Presidente Prudente

Inscrições: gratuitas, na Central de Atendimento

 

 

ÚRSULA – A HISTÓRIA DA BRUXA DA PEQUENA SEREIA

Descubra neste livro todos os segredos do passado de Úrsula. Desvende qual era o seu papel no reino de Tritão, o motivo de sua expulsão das dependências reais e, principalmente, como ela se transformou na temida Bruxa do Mar, que enfeitiçou a encantadora princesa Ariel. Toda história tem dois pontos de vista, não é mesmo? De que lado você está?

 

Ficha técnica

Autora: Serena Valentino

Editora: Universo Dos Livros

Páginas: 176

Preço: R$ 22,90

Jornal O Imparcial

 

 

UMA PROFESSORA MUITO MALUQUINHA

Um livro que tem graça e ternura. Ao evocar a 'Professora Maluquinha', o autor coloca nos olhos do leitor algumas lágrimas de emoção e saudade. Mais do que ensinar, a 'Professora Maluquinha' deu a seus alunos a oportunidade de aprender a leitura, com alegria e amor.

 

Ficha Técnica

Autor: Ziraldo

Editora: Col Ziraldo

Páginas: 120

Preço: R$ 31,90

Jornal O Imparcial

Fotos: Divulgação

 

Contato:

As produções e fotos das crianças podem ser enviadas à Rua Ernesto Rotta, nº 83, Jardim Novo Bongiovani, em Presidente Prudente, CEP. 19026-900, ou pelo e-mail caderno2@imparcial.com.br, com os dados completos.

Publicidade

Veja também