Arquivo - Azul suspenderá operações em Prudente a partir de segunda

Foto: Arquivo - Azul suspenderá operações em Prudente a partir de segunda

DEMANDA EM QUEDA

Reflexos do coronavírus na aviação

Azul suspenderá operações em  Prudente a partir de segunda-feira, como parte de mudanças na malha doméstica por causa do novo coronavírus; Gol já cancelou voos na cidade

  • 21/03/2020 07:33
  • GABRIEL BUOSI - Da Redação

Os reflexos da preocupação com o Covid-19 na aviação já são uma realidade em todo o mundo, e, inclusive, em Presidente Prudente. Ontem, a Azul Linhas Aéreas confirmou à reportagem que suspenderá as operações a partir de segunda-feira no aeroporto do município. A Gol Linhas Aéreas também se manifestou e disse que já precisou cancelar dois voos na cidade nesta semana, por causa do novo coronavírus.

No caso da Azul, a companhia disse que, em função da queda na demanda gerada pela propagação do vírus, suspenderá as operações em algumas de suas bases, incluindo Prudente, até o dia 30 de junho. “A companhia ressalta que já está em contato com os clientes impactados pelas alterações e ressalta que todos eles serão reacomodados em outros voos”.

Os ajustes ocorrem, ainda conforme a empresa, tanto na malha doméstica quanto na internacional. Ao todo, a companhia está reduzindo a capacidade consolidada de 20% a 25% no mês de março e entre 35% a 50% em abril e meses seguintes até que a situação se normalize.

Já a Gol comentou que a programação de voos está passando por ajustes constantes, que visam garantir o equilíbrio entre o novo cenário de demanda e a qualidade e amplitude da malha aérea. “A companhia teve dois voos cancelados para Prudente até quinta-feira, por ajuste de malha devido à baixa demanda”.

Disse, no entanto que até o fim da tarde de ontem não havia previsão de cancelamento de novos voos. Além disso, afirmou que reduzirá sua capacidade total em aproximadamente 60% a 70% até meados de junho, sendo uma redução de 50% a 60% no mercado doméstico e uma redução de 90% a 95% no mercado internacional. “A companhia ressalta que está em contato com todos os clientes afetados para remanejar suas viagens, sem custos adicionais”.

ORIENTAÇÕES DE CADA EMPRESA

AZUL

Voos domésticos até 30 de setembro de 2020:

- Alterações: O cliente poderá alterar a data do voo (uma vez) sem incidência de taxas de alteração, desde que o novo voo seja realizado até 30 de setembro de 2020;

Pedido de cancelamento: O cliente poderá cancelar sua reserva sem custo de taxa de cancelamento, deixando o valor como crédito na Azul para compras futuras. Validade do crédito: um ano a contar da data da emissão do bilhete cancelado, sendo o valor pessoal e intransferível.

GOL

Voos domésticos até 30 de setembro de 2020:

- Cancelamento e crédito: O cliente poderá cancelar sua viagem e manter o valor em crédito para voos futuros. O valor estará disponível integralmente por um ano, a contar da data da compra;

- Remarcação: Se preferir, poderá remarcar sua viagem para qualquer período dentro de um ano, a contar da data da compra. A taxa de remarcação não será cobrada, incidindo apenas a diferença entre as tarifas, se houver;

Cancelamento e reembolso: Ao optar por cancelar viagens e solicitar reembolso, não haverá taxa de cancelamento. Contudo, a taxa de reembolso poderá ser cobrada, dependendo da regra da tarifa escolhida.

Fonte: Companhias aéreas