Referência em segurança pública

Nos últimos anos, tanto Presidente Prudente quanto a região apresentaram déficit em ocorrências de roubos e furtos; estreitamento entre relações garante o título

PRUDENTE - ROBERTO KAWASAKI

Data 14/09/2019
Horário 07:45
Paulo Miguel: Ieda afirma que celeridade contribui para redução de crimes
Paulo Miguel: Ieda afirma que celeridade contribui para redução de crimes

Quando os índices de criminalidade reduzem, é sinal de eficiência no trabalho das forças policiais, o que traz a sensação de paz na comunidade. Longe dos municípios em que os números criminais aumentam, Presidente Prudente é referência quando o assunto é a segurança pública. Isso porque, nos últimos anos, tanto o município quanto a região apresentaram déficit em ocorrências de roubos e furtos.  (Veja a tabela). O alcance dos resultados, segundo forças policiais entrevistadas, se deve à união entre elas no combate ao crime.

O 18º BPM/I (Batalhão de Polícia Militar do Interior) afirma que a corporação tem pautado o trabalho por meio da inteligência policial, a fim de alcançar a redução de crimes. Desta forma, direciona equipes ao patrulhamento em horários e locais com maior incidência criminal, “inibindo a prática de novos delitos”. Além disso, considera que os índices também resultam da instalação do 8º Baep (Batalhão de Ações Especiais de Polícia). “[A criação] permitiu uma presença mais ostensiva na Polícia Militar nas ruas, bem como o trabalho integrado das polícias”, salienta.

Parceria essa que também auxilia a Polícia Judiciária a proceder às investigações de crimes e infrações. “A Polícia Civil contribuiu e contribui para a queda dos índices ao esclarecer de forma célere os crimes que lhe chegam ao conhecimento, levando os autores, quando a lei permite, à prisão”, afirma a delegada seccional, Ieda Maria Cavalli de Aguiar Filgueiras, que também atribui os números ao trabalho da DDM (Delegacia de Defesa da Mulher) e Necrim (Núcleo Especial Criminal).

 

TROCA DE DADOS LEVA

CRIMINOSOS À PRISÃO

As ações conjuntas entre as polícias ocorrem por meio da troca de dados entre os setores.  Conforme o chefe da Delegacia de Polícia Federal em Prudente, delegado Daniel Coraça Junior, essas e outras práticas contribuem para a melhoria dos índices criminais. Em Prudente, o foco da Polícia Federal se relaciona ao tráfico de drogas, bem como ao contrabando/descaminho.

Em atuações da Polícia Federal, informações colhidas são compartilhadas com outras delegacias do Estado de São Paulo, a fim de chegar aos criminosos. “A troca de informações de inteligência, as ações de repressão ao crime entre outras relevantes inteirações entre as polícias, têm alcançado resultados positivos para ambas as forças de segurança”, afirma o chefe da PF.

 

Índices de criminalidade em Presidente Prudente

Natureza

2017

2018

Evolução

Homicídio doloso

12

14

16,67

Latrocínio

2

1

-50,00

Roubo

231

199

-13,85

Roubo de veículo

5

6

20,00

Furto

2652

2406

-9,28

Furto de veículo

329

254

-22,80

Fonte: SSP

     

 

Índices de criminalidade de PP em 2019

Natureza

jan/jul

Homicídio doloso

7

Latrocínio

1

Roubo

95

Roubo de veículo

5

Furto

1388

Furto de veículo

86

Fonte: SSP

 

 


 

 

 

 

 

Publicidade

Veja também