Reeducandos fazem apresentações e recebem serviços

Ações ocorrem amanhã, durante Jornada da Cidadania e Empregabilidade, que contará também com atendimentos médicos e palestras

PRUDENTE - Da Redação

Data 16/04/2018
Horário 21:05

Os reeducandos do CR (Centro de Ressocialização) Gláucio Reinaldo Mendes Pereira, de Presidente Prudente, recebem amanhã, a Jornada da Cidadania e Empregabilidade. O evento vem percorrendo as unidades prisionais do Estado e tem como objetivo oferecer serviços diversos e documentos pessoais aos reclusos, dando a eles condições de estudar, trabalhar e prestar exames públicos, ainda dentro da prisão e, assim, também contribuir para a remição de pena oriunda de trabalho e educação, além de auxiliá-los na retomada da vida quando ganharem a liberdade.

A cerimônia de abertura oficial ocorre a partir das 9h, no próprio estabelecimento e na presença de autoridades, parceiros e convidados da sociedade civil.  Na ocasião, os reeducandos farão diversas apresentações aos presentes, como performance de street dance, com o grupo Sonho de Liberdade, formado por quatro reeducandos; peça teatral denominada “A águia e a galinha”, inspirada na obra de Leonardo Boff; coral com a turma de alfabetização e apresentação musical com uma dupla de reeducandos, além de exporem artesanatos alusivos à cultura indígena e confeccionados por eles, em parceria com a Escola Estadual Vereador Pedro Toffano e Unesp (Universidade Estadual Paulista).

Os trabalhos da jornada incluem emissão e atualização dos seguintes documentos: RG (Registro Geral), Certidão de Nascimento e Casamento, CPF (Cadastro de Pessoa Física) e CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social). O CR também proporciona aos internos exames para prevenção de câncer bucal e cortes de cabelo, além de firmarem parceria com a Associação Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus, que agendou 25 atendimentos para os meses de abril e maio nas especialidades de oftalmologia, pneumologia, vascular e proctologia para os reeducandos, a serem realizados no HR (Hospital Regional) Dr. Domingos Leonardo Cerávolo e AME (Ambulatório Médico de Especialidades) de Prudente.

 

Saiba mais

A Jornada da Cidadania e Empregabilidade é uma realização da SAP (Secretaria da Administração Penitenciária) e, ao longo dos últimos três anos, tomou força, ganhou parcerias e se expandiu para todos os presídios. Em 2015, quando iniciou, foi realizada em quatro estabelecimentos subordinados à Croeste (Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Oeste do Estado), totalizando 11.117 atendimentos. No ano seguinte, com a participação de 33 estabelecimentos na região, foram 92.282 atendimentos e, em 2017, 35 unidades totalizaram 145.050 atendimentos. Para 2018, já estão previstas e agendadas 40 jornadas para os presídios subordinados à Croeste.

 

Com Assessoria de Imprensa SAP

 

 

Publicidade

Veja também