COTIDIANO

Redes sociais e a sua imagem virtual

  • 24/05/2019 05:24
  • Ellen Santini

Facebook, Youtube, Linkedin, Instagram, Twitter e Snapchat. Será que eu esqueci de alguma? Atualmente, o que não faltam são opções de redes sociais disponíveis no universo online, não é mesmo? Das mídias que mencionei, em qual delas você tem conta? Qual é a sua preferida? Mas, você sabia que as redes sociais são importantes não apenas para você ficar por dentro da viagem daquele seu amigo durante as férias ou ainda fazer lives dos seus momentos durante o final de semana?

Além de ser uma fonte inesgotável de informações úteis (e também inúteis), as redes sociais podem te auxiliar (e muito) no seu processo de evolução educacional, mesmo que você ainda esteja em fase de escolha da sua futura profissão. O importante é saber que durante o consumo de informações provenientes das redes sociais, você mantenha ativo seu filtro de informações relevantes e pertinentes.

Você já conhece o Linkedin? Ainda não? Essa é uma ferramenta online bastante interessante para fazer contatos profissionais, pois muitas empresas fazem contratação com base nos perfis ativos dessa rede social. Se você já tem conta no Linkedin, a dica básica é, mantenha seu perfil atualizado com seus devidos contatos, cursos que tenha realizado recentemente ou qualquer atualização pertinente.

Se você ainda não tem, corre lá para fazer seu cadastro, afinal, quem não é visto, não é lembrado. Mas, se você já tem o seu perfil, nada de sair compartilhando tudo o que você vê, pois é importante estar atento sobre a forma como você se relaciona nas redes sociais ou melhor, a imagem sua que você transmitirá para terceiros.

Por exemplo, como o foco do Linkedin é meramente profissional, nada de comentários sobre a balada do final de semana ou ainda compartilhar aquela notícia do site de fofocas. Afinal, o Linkedin é uma rede vista mundialmente por pessoas que estão em busca de colocação, recolocação no mercado e ainda por pequenas, médias e grandes empresas precisando realizar contratações.

Se alguma empresa visualizar o seu perfil, este não é um momento de “fazer feio”, não é? No Facebook e nas demais redes sociais, algumas medidas também são importantes. Cuidado com a linguagem que você utiliza. Lembre-se que posts, comentários e outros compartilhamentos podem estar em modo público e podem ser visualizados não apenas por seus amigos e familiares;

Se você é estudante e tem interesses específicos relacionados a sua escolha profissional, busque grupos e outras redes de discussões com esse foco. O compartilhamento de informações é extremamente valioso num mundo globalizado!  Aproveite esse recurso. A dica é pense antes de postar, lembrando que a rede social é uma opção para entretenimento, mas cuidado com os conteúdos que você interage, pois eles podem estar sendo visualizados por pessoas de diferenciadas índoles, não é mesmo?

ÚLTIMAS DO AUTOR

Ellen Santini

Ellen Santini

Ellen Santini é jornalista, assessora de comunicação na Toledo Prudente Centro Universitário. É pós-graduada em Marketing e Gestão de Vendas e especialista em Gestão de Pessoas pela Toledo Prudente. É pós-graduanda em Comunicação Estratégica pela PUC-MG e possui certificação em Inbound Marketing pela Hubspot Academy, em Cambridge - EUA

PUBLICIDADE