Receitas Juninas... e o frio!

Delícias & Delícias

COLUNA - Delícias & Delícias

Data 20/06/2018
Horário 06:03
Cedida
Cedida

Quentão ou Vinho Quente?

Estes são dois clássicos da cozinha típica junina: quentão e vinho quente. São bebidas temperadas com especiarias e que chegam às nossas mãos fervendo, exalando perfumes fortes.

O quentão é um poderoso elixir feito à base de cachaça, gengibre, casca de laranja, cravo, canela em pau e açúcar derretido em fogo alto. O resultado é uma poção de sabor ousado e muito original.

O vinho quente também é preparado no fogo com especiarias (cravo e canela), mas acrescido de frutas frescas, a exemplo da maçã e do abacaxi.

Além dos urgentes efeitos de aquecimento corporal que essas misturas provocam, têm a vantagem de serem muito baratas e servirem a várias pessoas.

As receitas costumam variar num item ou outro, de acordo com a região ou a habilidade e gosto pessoal de quem as prepara, mas o resultado é sempre bom.

Seguem duas sugestões bem básicas!

 

Quentão

 

Ingredientes: 600ml. de cachaça, 600ml. de água, 2 xícaras de açúcar, cravo e canela em pau a gosto, casca de 2 a 3 laranjas, casca de um limão, 1 colher (sopa) de gengibre ralado.

 

Preparo: Numa panela grande, derreta o açúcar em fogo alto até ficar em ponto de caramelo, mexendo bem. Acrescente o cravo, a canela, as cascas de laranja e limão. Cuidado para não queimar a calda. Coloque a água, tampe e deixe ferver por 10 a 15 minutos. Desligue o fogo e acrescente a cachaça. Deixe descansar alguns minutos, ligue novamente para reaquecer a bebida. Espere ferver mais um pouco e sirva. Aumente a quantidade de água se achar mais interessante que o quentão fique menos forte.

 

Vinho Quente

 

Ingredientes: 2 garrafas de vinho tinto seco de boa qualidade, 3 xícaras de água, 2 xícaras de açúcar, 2 maçãs picadas, 2 xícaras de abacaxi picado, cravo e canela em pau a gosto.

 

Preparo: Numa panela grande, coloque a água e o açúcar para ferver. Adicione o cravo e a canela. Deixe ferver por 10 minutos com a panela tampada. Acrescente o vinho e, assim que começar a ferver, desligue para preservar o álcool e sirva.

 

 

Pé - de – Moleque

 

Amendoim, mel e açúcar. Com essa combinação irresistível você faz os tradicionais pés-de-moleque.

 

Ingredientes: 2 xícaras de açúcar, 1 xícara de Karo, 3 xícaras de amendoim torrado e descascado, ½ colher (sopa) de bicarbonato de sódio, manteiga para untar.

 

Preparo: Numa panela misture o açúcar, o amendoim e o karo. Cozinhe em fogo moderado, mexendo de vez em quando até ficar na cor de caramelo escuro. Retire do fogo, adicione o bicarbonato e mexa bem. Em seguida, espalhe em superfície fria untada com manteiga. Deixe esfriar um pouco até amornar e, com uma faca molhada, corte em quadrados.

 

Broinhas com goiabada

 

Elas são deliciosas, feitas com fubá e recheadas de goiabada. Quem resiste a estas broinhas?

 

Ingredientes: 700g. de farinha de trigo, 250g. de fubá, 1 colher (sopa) de erva-doce (deixe de molho em 1 xícara de água quente), 100g. de fermento biológico, 200g. de açúcar, 1 colher (café) de sal, 100g. de margarina, ½ xícara (café) de óleo, 2 ovos, 1 xícara (chá) de leite, 1 colher (sopa) de leite em pó.

 

Preparo: Misture os ingredientes na batedeira, com exceção da farinha de trigo. Depois que a mistura estiver homogênea, pare de bater, junte a farinha e vá sovando com as mãos até a massa desgrudar das mãos. Divida em bolinhas de 100g., boleie e passe na água e no fubá. Coloque numa forma untada e deixe crescer até dobrar de volume. Asse em forno médio preaquecido até dourar. Recheie com uma pequena porção de goiabada.

 

 

NUTRIÇÃO

 

 

GENGIBRE

e seus benefícios

 

O gengibre é uma planta herbácea com muitos benefícios à saúde. Como planta medicinal, o gengibre é uma das mais antigas e populares do mundo. Suas propriedades terapêuticas são resultado da ação de várias substâncias, especialmente do óleo essencial.

O gengibre possui sabor picante e pode ser usado tanto em pratos salgados quanto nos doces. Pode ser usado em diversas formas: fresco, seco, em conserva, em cápsulas (em pó) ou cristalizado.

 

 

•             Ele é bastante indicado para programas de desintoxicação do organismo, além de ser considerado um poderoso anti-inflamatório, anticoagulante, antioxidante e bactericida.

 

•             O gengibre é utilizado para tratamento de náuseas, vômito, dor de cabeça, congestão do peito, cólera, gripe, diarreia, dor de estômago, reumatismo e doenças nervosas. Essa planta é um excelente remédio para inflamação da garganta, asma, bronquite, além de ser excelente no combate ao câncer.

 

•             O gengibre pode ser utilizado como antibiótico, além de possuir componentes que tratam a depressão. Os extratos de gengibre estimulam os centros vasomotor e respiratório.

 

 

•             O gengibre em pó tem o sabor mais suave e diferente do fresco. Por isso, o gengibre em pó não pode substituir o gengibre cru, como em receitas por exemplo. É muito usado em confeitarias e padarias para fazer bolos diversos, pães, biscoitos e tortas. Também combina com frutas e legumes e faz parte de várias misturas de temperos.

 

 

Como fazer o chá de gengibre

 

 

Aqueça ½ litro de água; não precisa ferver. (O gengibre perde as propriedades em água muito quente). Despeje o líquido sobre 2 colheres (sopa) do gengibre cru, ralado ou esmagado. Tampe e deixe em repouso por cerca de dez minutos.

•             O chá de gengibre poderá ajudar na sua dieta, pois estimula a digestão, alivia a constipação e é um tônico cardíaco. Ele trata a obesidade, pois ajuda acelerar o metabolismo e queima calorias.

Publicidade

Veja também