Receita Federal alerta sobre tentativa de golpe na região

Caso envolvendo o Santuário de Santo Expedito chamou a atenção do órgão, que esclarece sobre doação de materiais apreendidos

PRUDENTE - THIAGO MORELLO

Data 18/10/2019
Horário 12:50

A Receita Federal de Presidente Prudente alertou sobre tentativa de golpe na região, após um caso envolvendo o Santuário de Santo Expedito ter sido notificado. Conforme o órgão, um representante da igreja notificou a tentativa de golpe, que teria ocorrido a partir do contato feito com um padre do município.

Segundo informações da Receita, o sacerdote recebeu o contato de uma pessoa, que vinha de Santa Catarina, cujo golpista se fazia passar por um delegado de Alfândega da Receita Federal.

“O golpe consistia em uma oferta de doação para a paróquia e o falso agente dizia ter efetuado grande apreensão de mercadorias, que seriam-lhes destinadas, sendo que para a execução do feito bastaria a Igreja arcar com os custos de alimentação dos motoristas dos caminhões e combustível da viagem, que ficaria em torno de” R$ 5 mil a 6 mil, contou a órgão.

Durante o contato, o golpista foi enviando fotos das mercadorias que oferecia, via Whatsapp. Entre elas estavam imagens de geladeiras, ar-condicionado, instrumentos musicais, brinquedos, perfumes e entre outros itens. Ainda conforme a Receita, inclusive, produtos marcados com papéis impressos com o logotipo da Instituição.

 

Doações

A Receita Federal alerta que não realiza contato ou qualquer tipo de doação fora de processos administrativos e não autoriza qualquer outra empresa ou pessoa a atuar em seu nome. “As mercadorias apreendidas, objeto dos crimes de contrabando ou descaminho, podem ser doadas pelo Fisco quando se tratar de requerimento em processo administrativo efetuado por outros órgãos públicos ou organizações da sociedade civil. Pessoas físicas e as demais pessoas jurídicas não são passíveis de receber doações dessa natureza”, finaliza.

 

Com AI da Receita Federal

Publicidade

Veja também