RAUL AUDI: CERTIFICAÇÃO DE QUALIDADE

Publicitário faz de sua agência em Presidente Prudente referência nacional mediante certificações e em 13 anos da Audi Comunicação são 46 prêmios obtidos em grandes eventos

PRUDENTE - HOMERO FERREIRA

Data 05/01/2020
Horário 05:08
Cedida: Raul sente orgulho em contribuir com a projeção nacional de Prudente no segmento da publicidade e propaganda
Cedida: Raul sente orgulho em contribuir com a projeção nacional de Prudente no segmento da publicidade e propaganda

No livro “Deu no New York Times” o jornalista norte-americano Larry Rohter, correspondente no Brasil de 1999 a 2007, afirma que o país possui vitalidade e habilidade nas áreas da economia e da tecnologia. Cita o exemplo de reportagens sobre a Embraer (Empresa Brasileira de Aeronáutica), Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e Empraba (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), publicadas no jornal e na revista Newsweek  e que obtiveram excelente impacto.

Cabe colocar nesse mesmo patamar a produção publicitária brasileira, reconhecida pelo mundo afora, com várias e seguidas premiações no mais importante prêmio mundial: o Festival de Criatividade de Cannes, realizado na Riviera Francesa. Em 1974, quando o Brasil ganhou o primeiro Leão de Ouro, começava a consolidar em Presidente Prudente as agências de publicidade e propaganda.

No final dos anos 1960, a Publicidade Conquista, de Joaquim Barbosa, atuava no seguimento de fachadas de lojas, filmagens e eventos. Na mesma época, foi criada a primeira empresa com conceito de agência: a NIP (Nova Imagem Propaganda), instalada junto ao jornal O Imparcial e formada pelos jornalistas Antônio Sérgio Rodrigues, Altino Correia e Rubens Shirassu. Em 1973, surgiu a Guld Artes Publicitárias, de João Flores e José Luiz. Daí pra frente, o crescimento foi vigoroso.

No rastro dessa história brasileira e prudentina, em 2006 foi criada a Audi Comunicação que hoje detém 46 premiações e certificação ISO 9001, como a única do interior paulista e a terceira do país. Situações motivadoras desta reportagem sobre o perfil do publicitário Raul Audi Júnior que, por dupla coincidência, nasceu em 1974 e dos 13 para os 14 anos de idade iniciava sua trajetória no setor de comunicação como sonoplasta da Rádio Cidade, no programa apresentado por Leão do Vale, das 4h às 6h.

Paulistano do bairro do Tucuruvi, veio ao mundo em 22 de março, filho de Raul Audi e Conceição Delva Pereira Alves, irmão de Ciro Eduardo (mais velho) por parte de mãe. Seu pai trabalhava no Grupo Jubran, do primo Samir. Foi transferido para Prudente, para gerenciar sete fazendas. A família morou em frente ao escritório no qual o pai trabalhava, na Rua Francisco Goulart, na Vila Nova, próximo ao então Supermercados Casas Moreira, na Avenida Brasil; onde hoje tem uma filial do Supermercado Nagai.

 

ENCANTO PELAS ARTES GRÁFICAS

Da infância, tem as recordações do ensino primário no Centro Educacional Jardim França, no Tucuruvi, e o encantamento pelas artes gráficas ao visitar a Folha de S.Paulo, onde seu tio Waine Peron, irmão de sua mãe, era gerente do Departamento de Fotocomposição. Teve a oportunidade de acompanhar a produção de edição pelo processo de past-up, composição que utilizava técnicas fotográficas para a produção dos fotolitos, um filme transparente utilizado como matriz da impressão.

Aos 11 anos de idade nasceu o interesse em ser pestapista. Em Prudente sonhava em trabalhar em O Imparcial, mas não tinha qualquer experiência. Procurou o rádio e ouviu o não. Então, montou a estratégia que deu certo, a de ser cabo eleitoral do dono da emissora Valdecir Silva quando candidato a deputado estadual. Para entrar no jornal Folha da Região, também fez idêntico atalho. Foi vender assinaturas e conseguiu o emprego de pestapista, contratado por Neif Taiar e Nair Luz.

Foram dois anos de jornal. Surgiu a oportunidade de explorar mais a fundo as artes gráficas, na Dez Propaganda, de Décio Fortuna. Lá ocorreu um fato curioso: a posição de mesa na qual trabalhava só permitia usar o mauser do lado esquerdo do computador. Então, desenvolveu habilidade com a mão esquerda, embora destro. Foi diretor de Arte, uma grande conquista para quem, inicialmente, sonhava com o past-up.

As habilidades manuais não se restringiram à comunicação. Também foram utilizadas nas baquetas, desde os 16 anos. Tocou bateria na banda Latitude 22; em bandas cover, tais como Nirvana e Ramones. A última foi a Calandra, nome de máquina da indústria gráfica. Mas, no último ano da Facopp (Faculdade de Comunicação Social de Presidente Prudente) deixou a banda para dedicação exclusiva aos estudos. Antes, estudou nas escolas Florivaldo Leal, Adventista e Monsenhor Sarrion.

Durante os estudos universitários, iniciados aos 24 anos de idade, conseguiu estágio na Dispert Propaganda e Marketing, por intervenção do então diretor administrativo de O Imparcial, Deodato da Silva. Lá ficou sete anos e foi sócio de Mário Henrique Nerger que resolveu ir para Londrina (PR). Raul Audi também ia, mas sua mãe adoeceu. Então, montou a Audi Comunicação. 

 

ATENDIMENTO EM NÍVEL DE BRASIL

Paralelamente à Audi, lecionou no curso da Publicidade e Propaganda da Facopp (Faculdade de Comunicação Social de Presidente Prudente) por dois anos. Atualmente possui agência em Prudente e estúdio fotográfico em São Paulo, atende mais de 30 clientes e alguns são nacionais, dentre os quais estão as lojas Torra e a Unipasto (Associação para o Fomento à Pesquisa de Melhoramento de Forrageiras).

Atende shoppings em Prudente, Assis, Curitiba (PR) e Franco da Rocha, na região metropolitana de São Paulo.

O capital humano é bem trabalhado e inclui a seleção de estagiário pelo Prove (Programa de Valorização do Estágio). As premiações são reflexos da produção de qualidade. Um dos anos mais premiados da agência foi 2019, com a obtenção de ouro e prata no Mídia Festival, realizado pela APP (Associação dos Profissionais de Propaganda) de Campinas;  e dois bronzes no FestGraf, da APP de Ribeirão Preto.

O GPTW 2019 (Great Place to Work), a plataforma Media Lab Estadão, apresenta a Audi entre as 100 melhores empresas para trabalhar no interior paulista e região metropolitana. Em 2018, já detinha esse mesmo selo internacional, pelo 3º lugar no Brasil como agência de médio porte. Em 2019, Raul foi indicado para receber o troféu “Galo de Gramado Paris”, na 2ª Convenção Mundial de Produtividade e Qualidade Total em Publicidades, realizada pela Alap (Associação Latino-brasileira de Publicidade, em Gramado [RS]).

Raul Audi sente orgulho de estar em Prudente e projetar o nome da cidade no cenário nacional da publicidade e propaganda, inclusive como membro da Abap (Associação Brasileira de Agências de Publicidade). Na gestão do negócio tem a parceria de sua esposa Viviane como gestora de qualidade; jornalista que marcou época na sucursal prudentina de TV Record de São José Rio Preto, com presença freqüente nos principais noticiários da rede.

Em 2019, Raul e Viviani completaram 20 anos de casados. O casal tem as filhas Beatriz e Bruna, com 11 e oito anos de idade, que são a razão de tudo. Nos últimos 15 dias a família passou na praia, sendo que em todos eles Raul se deslocou para alto mar para praticar mergulho em naufrágio.

 

 

Publicidade

Veja também