Rastasandália traz Nordeste para Sesc Thermas, toda sexta

Projeto celebra a rica cultura popular contemplando a todos ainda com música, teatro, dança, literatura e a culinária desse cantinho do Brasil

VARIEDADES - OSLAINE SILVA

Data 01/06/2018
Horário 08:22

Alegria, alegria da cultura nordestina! Sandra Belê abre a série dos gostosos arrasta-pés às sextas-feiras durante o mês de junho no Sesc Thermas de Presidente Prudente com mais um Rastasandália! Os programadores da unidade convidam todo o público a deixar o friozinho de lado e entrar no clima quente dos festejos juninos com mais uma edição do projeto que celebra a rica cultura popular nordestina contemplando a todos ainda com uma programação embalando música, viajando na imaginação com o teatro, esquentando na dança, adquirindo conhecimento na literatura e se deliciando com a culinária desse cantinho rico do Brasil. Neste primeiro dia de alegria, Sandra Belê começa seu show às 20h30, com entrada gratuita. Os ingressos devem ser retirados uma hora antes da apresentação, na Central de Atendimento do Sesc Thermas.

Para garantir que seus visitantes façam bonito na dança, a professora Kinha Campos ensina alguns passos de forró em uma aula aberta antes de cada show, às 19h30, ao longo do mês que terá como atração: o “forró-árabe” do Xaxado Novo (8/6), a essência de Luiz Gonzaga em uma linguagem moderna e dinâmica pelo Dois Dobrado (15/6), a rabeca e os pífanos de Filpo e a Feira do Rolo (22/6) e, por último, os emboladores mais famosos do Brasil: Caju e Castanha (29/6), com seus mais de 40 anos de carreira.

 

Uma viagem teatral

Na programação do Rastasandália estão três espetáculos teatrais, para adultos e crianças, todos inspirados na obra do rei do baião Luiz Gonzaga. No dia 10, às 15h, a atriz, cantora e multi-instrumentista Cris Miguel se junta ao maestro e pianista Danilo Tomic para apresentar o teatro de bonecos “Sanfona Velha de Fole Furado”, com a trilha sonora sendo executada ao vivo com sanfona, zabumba, triângulo e piano.

Na última semana do mês, é a vez do grupo Teatro Baile, de São Paulo (SP). A companhia apresenta dois espetáculos no bosque do Sesc, todos às 20h30: “A Casa de Farinha do Gonzagão”, no dia (27) e “A Feira de Chico, Gonzaga e Jackson” (28).

 

Água na boca!

Difícil encontrar quem não seja apaixonado nas delícias culinárias das festas juninas. Mas, e se lhe fosse apresentado um brigadeiro de caramelo com flor de sal e amendoim, você diria que é pé de moleque? É ou não é? Na oficina Ser ou Não Ser com Pratos Juninos, o chefe Fábio Vinícios de Almeida, propõe aos participantes uma releitura de algumas destas guloseimas juninas. A aula será em dois períodos: no sábado e domingo, nos dias 9 e 10, das 10h às 12h.

Outra oficina gastronômica, que será realizada nos dias 16 e 17, das 10h às 12h, permite ao público conhecer dois pratos típicos nordestinos: o escondidinho de carne seca e a moqueca. Duas vezes vencedora do concurso “Comida de Buteco”, Jaqueline Cardoso reúne nesta atividade duas de suas paixões: a Música Popular Brasileira e a culinária. Enquanto canta, ela divide com o público histórias, sensações e emoções ao realizar simultaneamente o preparo dessas delícias.

Para participar das atividades, basta se inscrever gratuitamente na Central de Atendimento do Sesc. As vagas são limitadas.

 

Intervenção itinerante

Literatura! Quem for ao Sesc Thermas, nos dias 16 ou 17, poderá interagir com os membros da Cia. do Liquidificador, de São Paulo, das 10h às 17h30, na intervenção itinerante Brincadeiras de Cordel, três atores, munidos com instrumentos musicais e um grande guarda-chuva que simula um varal de cordel, interagem com o público misturando músicas, advinhas, parlendas e versos.

 

Idosos

A programação do Rastasandália também contempla os idosos. A artesã Izabela Camilo, de São José do Rio Preto (SP), ministra a oficina Cordel Bordado, já neste sábado e domingo (2 e 3), das 14h às 18h. Utilizando pontos de preenchimento e contorno do bordado livre, o participante da oficina produz flâmulas enfeitadas e bordadas que contam em forma de cordel a trajetória e a vida de Maria Bonita, a primeira mulher na história a entrar em um grupo de cangaceiros. As inscrições gratuitas são realizadas na Central de Atendimento. As vagas são limitadas.

 

Com AI Sesc Thermas

 

Serviço

 

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Show – Sandra Belê

Dia 1° de junho, sexta-feira, às 20h30.

Na Área de Convivência do Sesc Thermas.

Retirada gratuita de ingressos limitados 1h antes da apresentação. Limite de 2 bilhetes por pessoa.

Grátis. Classificação indicativa: 16 anos.

Semanas seguintes: Xaxado Novo (8/6), Dois Dobrado (15/6), Filpo e a Feira do Rolo (22/6) e Caju e Castanha (29/6).

 

Espetáculo – “Sanfona Velha de Fole Furado”

Com Cris Miguel e Danilo Tomic, de São Paulo (SP).

Dia 10 de junho, domingo, às 15h.

Na Área de Convivência do Sesc Thermas.

Grátis.  Classificação indicativa: livre.

 

Espetáculo – “A Casa de Farinha do Gonzagão”

Com o grupo Teatro de Baile, de São Paulo (SP).

Dia 27 de junho, quarta-feira, às 20h30.

Na Área de Convivência do Sesc Thermas.

Grátis. Classificação indicativa: livre.

 

Espetáculo – “A Feira de Chico, Gonzaga e Jackson”

Com o grupo Teatro Baile, de São Paulo (SP).

Dia 28 de junho, quinta-feira, às 20h30.

Na Área de Convivência do Sesc Thermas.

Grátis. Classificação indicativa: livre.

 

Oficina – Ser ou não Ser com Pratos Juninos

Com o chef Fábio Vinícios de Almeida, de Presidente Prudente (SP).

Dias 9 e 10 de junho, sábado e domingo, das 10h às 12h.

No Quiosque do Sesc Thermas.

Inscrições gratuitas na Central de Atendimento. Vagas limitadas.

Grátis. Classificação indicativa: 16 anos.

 

Contação de História – Batuque de Cozinha: Escondidinho de Carne Seca e Moqueca

Com a cantora e culinarista Jaqueline Cardoso, de São José do Rio Preto (SP).

Dias 16 e 17 de junho, sábado e domingo, das 10h às 12h.

No Quiosque do Sesc Thermas.

Inscrições gratuitas na Central de Atendimento. Vagas limitadas.

Grátis. Classificação indicativa: livre.

 

Oficina – Cordel Bordado

Com a artesã Izabela Camilo, de São José do Rio Preto (SP).

Dias 2 e 3 de junho, sábado e domingo, das 14h às 18h.

No Quiosque do Sesc Thermas.

Inscrições gratuitas na Central de Atendimento. Vagas limitadas.

Grátis. Classificação indicativa: livre.

 

Intervenção – Brincadeiras de Cordel

Com a Cia. Liquidificador, de São Paulo (SP).

Dias 16 e 17 de junho, sábado e domingo, das 10h às 17h30.

Em vários espaços do Sesc Thermas.

Grátis. Classificação indicativa: livre.

Publicidade

Veja também