Radiopatrulha da PM contará com reforço de armas

Anúncio foi feito recentemente pelo governador João Doria, que disponibilizará 5 mil espingardas de calibre 12 às viaturas policiais

REGIÃO - ROBERTO KAWASAKI

Data 22/01/2019
Horário 06:48
Arquivo - Serão disponibilizadas em torno de 5 mil espingardas de calibre 12 a todas as viaturas
Arquivo - Serão disponibilizadas em torno de 5 mil espingardas de calibre 12 a todas as viaturas

Em até 60 dias, todas as equipes de radiopatrulha da Polícia Militar do Estado de São Paulo estarão equipadas com armas mais potentes para o combate ao crime. O investimento foi anunciado recentemente pelo governador João Doria (PSBD), no Portal do Governo do Estado. No total, serão disponibilizadas em torno de 5 mil espingardas de calibre 12 a todas as viaturas que prestam atendimento das chamadas 190 que, até então, eram destinadas apenas para as operações noturnas. Nos atendimentos diurnos, no momento, são utilizadas pistolas de calibre 40.

De acordo com a medida do governo, este tipo de armamento não condiz com os atendimentos de maior gravidade, “o que impossibilita uma resposta à altura”. As novas aquisições serão disponibilizadas ao efetivo que trabalha pela segurança, inclusive aos cabos e soldados. A preocupação em prezar pela segurança pública não é novidade nas propostas de Doria. Em entrevista a este diário no dia 26 de outubro do ano passado, quando esteve em Presidente Prudente, o governador frisou que a questão seria prioridade durante os anos de seu mandato.

Na época, quando era candidato ao governo pelo Estado de São Paulo, informou ao jornal O Imparcial sobre a possibilidade de instalar em Prudente o Baep (Batalhão de Ações Especiais da Polícia), que empregará cerca de 300 militares da Força Tática e Rota (Ronda Ostensiva Tobias de Aguiar), bem como o investimento no Deic (Departamento Estadual de Investigações Criminais) regional, que desenvolverá ações de inteligência da Polícia Civil. Conforme afirmou Doria, a medida “evitará os crimes e prenderá os bandidos antes que eles atuem”.

Integração policial

De acordo com o Portal do Governo, João Doria também tem buscado uma maior integração com a Polícia Federal, inclusive, participou de duas reuniões com o ministro da Justiça, Sérgio Moro, para tratar sobre diversos assuntos. E como resultado e marca desta aproximação, o Estado realizou no início do mês a Operação Rodovia Mais Segura.

A fiscalização em grande escala contou com mais de 17 mil policiais militares que, em conjunto com a Polícia Rodoviária Federal, trabalharam no combate intensivo ao crime e infrações, garantindo a segurança viária.

Publicidade

Veja também