Quimioterapia

OPINIÃO - Sergio Munhoz Pereira

Data 06/02/2020
Horário 05:47

A quimioterapia é um tratamento que utiliza medicamentos para destruir as células doentes que se formam no organismo.  Popularmente, o termo refere-se à quimioterapia antineoplásica, um dos tratamentos do câncer, mas que também pode ser utilizada para o tratamento de doenças autoimunes. Esses medicamentos se misturam com o sangue e são levados a todas as partes do corpo, destruindo as células doentes que estão formando o tumor e impedindo que elas se espalhem.

Pode ser realizada por via oral, intravenosa, intramuscular, subcutânea, dentre outras, e a duração do tratamento varia de acordo com o tipo de tumor e cada caso. Podem surgir dores, queimação, inchaço e vermelhidão no braço e outros sintomas, sentidos durante a injeção ou até dias depois. Em casa, o paciente pode lavar o braço com água e sabão, mergulhá-lo em água gelada e mantê-lo elevado.

Possui alguns efeitos indesejáveis: ao paciente que apresentar fraqueza, recomenda-se menor esforço físico e mais descanso. Pode haver perda ou aumento de peso e diarreia; e alimentação deverá ser adequada de acordo; além de feridas na boca, quedas de cabelos e outros pelos do corpo, enjoo, vômitos e tonteiras.

O paciente pode manter as atividades de trabalho normais, devendo comunicar ao médico qualquer reação ao tratamento. É importante tomar uma série de cuidados, como dormir bem, não consumir álcool dias antes e dias após o tratamento, cuidados especiais ao se barbear, avisar ao médico sobre outros medicamentos que use e sobre tratamentos dentários. Pode haver alterações no ciclo menstrual e a gravidez deve ser evitada durante o tratamento. Esses são alguns exemplos, a lista de cuidados é extensa.

Por fim, com planejamento e organização do cotidiano, evitando correrias, estresses, e com cuidados básicos de higiene, o corpo e a mente estarão mais fortes. Nunca pense que a quimioterapia constitui um sofrimento. Tenha sempre em mente que é modalidade de tratamento para obter a cura.

 

 

 

Publicidade

Veja também