Quem e quantos somos?

1ª Repac tem como objetivo demonstrar o que o IBGE já realizou em relação à organização do censo 2020 e firmar as colaborações de instituições parceiras com o poder público

PRUDENTE - MARCO VINICIUS ROPELLI

Data 16/10/2019
Horário 08:19
Paulo Miguel - Luiz Carlos Foglia, do IBGE, demonstra os setores censitários no mapa prudentino
Paulo Miguel - Luiz Carlos Foglia, do IBGE, demonstra os setores censitários no mapa prudentino

“O censo oferece à sociedade os dados quantitativos. A função da universidade, neste contexto, é fazer as análises de modo a auxiliar os gestores e a sociedade na promoção das políticas públicas”, destaca o pesquisador do Departamento de Geografia da FCT/Unesp (Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista), campus de Presidente Prudente, Carlos Alberto Feliciano, 45 anos.

Carlos estava presente junto aos representantes das polícias Civil e Militar, Executivo, Legislativo e Judiciário, Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), Correios, Casa da Agricultura, Acipp (Associação Comercial e Empresarial de Presidente Prudente), instituições de ensino superior, entre outros, todos participando da 1ª Repac (Reunião de Planejamento e Acompanhamento) para a realização do Censo 2020.

O coordenador de área do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas), Luiz Carlos Estevam Foglia, 62 anos, afirma que esta primeira reunião (de cinco que ocorrerão) tem como objetivo demonstrar aos segmentos da sociedade o que o IBGE já realizou em termos de planejamento, operação e execução do mapeamento, além de demonstrar de que modo as instituições parceiras podem ajudar na realização desta grande pesquisa de dados.

Como exemplo, as próprias instituições de ensino superior: “Eu penso que é importante a universidade dialogar com o censo e com o Estado para tocar ideias, desenvolver pesquisas e colaborar na promoção de políticas públicas”, reitera o pesquisador Carlos Feliciano.

Foglia enfatiza que Prudente foi dividida em 400 setores censitários e que os próximos passos é realizar concurso para selecionar os censores, promover treinamentos, e, em 2020, a partir de 1º de agosto, iniciar as pesquisas em domicílios. “O censo é a fotografia do município”, afirma o representante do IBGE. “Demonstra escolaridade, rendimento, migração, população...enfim, imprescindível ao planejamento do poder público e privado”, acrescenta.

                                                                              Foto: Paulo Miguel

Carlos Feliciano destaca a importância de transformar dados em análises

Publicidade

Veja também