Quarto de badulaques (XVI)

OPINIÃO - Sandro Rogério dos Santos

Data 13/01/2019
Horário 04:05

A realidade impõe-se. As narrativas passam. Deus não pede o impossível. Ele o dá. Quanto ao possível, cada qual terá que empenhar-se. Dia desses, por exemplo, o papa ensinou que “é um escândalo ir à igreja e odiar os outros”. Reflitamos hoje sobre quatro assuntos possíveis de enfrentamento com o nosso empenho mais a graça divina.

Sobre a luz da liberdade. O lema da Universidade de Barcelona é “Libertas perfundet omnia luce” cujo significado é “A liberdade ilumina todas as coisas com sua luz” e refere-se à liberdade que o pensamento e a crítica dão ao ser humano. Em tempos de fechamento e doutrinamento para o pensamento igual é salutar recorrer a liberdade de ser, agir, pensar. Também nós por aqui precisamos dessa luz.

Sobre a virulência das redes sociais e totalitarismo. “Eu penso sobretudo que a virulência das redes sociais é a sucessora direta das políticas totalitárias de extermínio do século 20. Ambos os fenômenos são filhos da razão abstrata (mas funcional) pela qual um debate é ganho quando consegue-se calar o adversário – exterminando-o ou gritando mais alto, fazendo com que a fala seja mais violenta, menos complexa e, portanto, mais facilmente apropriada, ganhando mais likes e retuítes. Nessa dinâmica, ter razão equivale a silenciar o outro.” (Contardo Calligaris, 23/11/2017)

Sobre o comércio de armas e proliferação nuclear. “Infelizmente, pesa constatar que o mercado das armas não só não parece sofrer interrupção, mas ao contrário existe uma tendência cada vez mais difusa para se armar por parte tanto dos indivíduos como dos Estados. (...) Por conseguinte, mesmo considerando o risco de uma explosão acidental dessas armas devido a um erro de qualquer tipo, deve ser condenada com firmeza a ameaça do seu uso - diria a imoralidade do seu uso - assim como a sua posse, precisamente porque a sua existência é funcional à lógica de medo que não diz respeito apenas às partes em conflito, mas a todo o gênero humano.” (Do discurso do Papa Francisco no encontro com os Diplomatas acreditados junto à Santa Sé)

Sobre fatos e opiniões no jornalismo. “Estou convencido de que existe uma necessidade crescente de um jornalismo que conte os fatos antes de comentá-los. Um jornalismo que, na época dos slogans, seja capaz de analisar a realidade levando sempre em conta todos os seus fatores”. (Andrea Tornielli - Diretor editorial do Dicastério da Comunicação Vaticana)

Seja bom o seu dia e abençoada a sua vida. Pax!!!

 

 

 

Publicidade

Veja também