Qual é sua idade biológica?

OPINIÃO - Jair Rodrigues Garcia Júnior

Data 01/08/2019
Horário 04:45

Para responder a essa pergunta não adianta fazer contas ou olhar no documento, pois isso te permitirá responder apenas qual é sua idade cronológica. Para essa última, a cada 365 dias você tem adicionado um ano a mais. É a matemática simples e exata. Já para idade biológica, não há exatidão, pois está relacionada com a fisiologia (ou biologia) particular do seu corpo. Talvez você já tenha tido aquela experiência de olhar para uma pessoa que acabou de conhecer, fazer uma estimativa da idade dela e, em seguida, ficar surpreso quando ela lhe diz a idade cronológica. Daí, quase inconscientemente, você diz: “mas você parece mais nova”. Toda vez que alguém lhe diz isso é a glória, não é?

Qual é a mais importante, a idade cronológica ou a biológica? Se você já passou dos 21 anos de idade cronológica e adquiriu todos os direitos civis, a idade que passa a ser realmente importante é a biológica. Se já passou dos 60 anos de idade cronológica, então, é a idade biológica que vai determinar a sua longevidade.

Como você pode saber sua idade biológica? Isso não é algo tão simples e preciso como consultar o documento, mas é possível ter uma estimativa. Acontece que, ao longo das fases de feto, bebê, criança, adolescente, adulto e idoso, nossos tecidos, órgãos e sistemas fisiológicos se desenvolvem, estabilizam seu funcionamento e depois involuem, ou seja, vão perdendo a funcionalidade.

Então, para saber sua idade biológica você precisa saber como anda o funcionamento de seus órgãos e sistemas fisiológicos. Exames bioquímicos, exames de imagem e até testes cognitivos e físicos podem evidenciar, por exemplo, se seu coração de um homem de 48 anos (exemplo) está funcionando como o de um “garotão” de 25 anos, ou de um senhor de 62 anos. O mesmo para os pulmões, estômago e intestino, sistema nervoso etc. Mas cuidado com as “aparências”, pois a qualidade da pele (lisa, mais ou menos enrugada) que costuma ser um indicativo da idade, nem sempre tem uma relação direta com a funcionalidade dos sistemas fisiológicos.

Jornal O Imparcial

As idades cronológica e biológica podem coincidir, ou seja, seus sistemas fisiológicos pode, ter funcionalidade compatível com os anos que você viveu (Figura). Mas há fatores que podem acelerar a idade biológica e te envelhecer mais rápido, tais como tabagismo, excesso de álcool, estresse, hipertensão arterial, má alimentação etc. Felizmente, há também fatores que podem “desacelerar” a idade biológica para você parecer mais jovem e, mais importante, manter os sistemas fisiológicos eficientes por mais tempo e ampliar sua longevidade. São eles: alimentação adequada sem excesso de calorias e de gorduras saturadas (animais); praticar regularmente exercícios, pois os músculos são grandes responsáveis pela integridade dos sistemas fisiológicos; praticar sexo com frequência e qualidade; evitar qualquer tipo de droga (legais e ilegais), inclusive medicamentos que não tenham absoluta necessidade.

O médico americano Michael Roizen é um dos principais estudiosos e divulgadores destes aspectos relacionados à idade e saúde, tendo inclusive criado a denominação “idade verdadeira” para se referir à idade biológica, aquela que realmente importa para a saúde.

Os exames periódicos com médico clínico geral ou especialista são muito recomendados para a avaliação das funções fisiológicas e detecção de algum problema. Além disso, um indicativo de que sua idade biológica está avançando mais rápido que a idade cronológica (ops!) são dores e problemas de saúde que começam a aparecer “precocemente”. Tenha em mente que o envelhecimento é natural e inevitável, porém pode ser modulado (acelerado ou desacelerado). O “kit básico” para desaceleração inclui alimentação adequada e prática de exercícios, os quais devem receber atenção diária para que se tornem hábitos e definam seu estilo de vida.

Publicidade

Veja também