Prudentino participa de competição nos EUA

ÚLTIMA DA CARREIRA Após preparação, João Mescolote faz parte de Conferência e se prepara para se despedir da modalidade

Esportes - JULHIA MARQUETI

Data 15/02/2018
Horário 11:17

Praticante de natação desde os 7 anos, João Victor Mascolote, hoje com 21, se prepara para finalizar a sua carreira na modalidade após uma competição que teve início ontem. Como em todos os anos nos Estados Unidos, onde o atleta mora desde 2014, o torneio ocorre para fechar a temporada começou em agosto de 2017. Cada instituição faz a sua própria conferência, sendo a dele a SEC (SouthEastern Conference Championships, Conferência Sudeste na sigla em inglês), com o atleta representando a LSU (Universidade do Estado da Louisiana). O torneio classifica os universitários para a etapa nacional. Caso alcance o índice necessário, o nadador consegue o feito pela primeira vez e fecha com chave de ouro sua participação na modalidade.

Iniciada ontem, a competição segue até domingo, com a presença de atletas fortes e batedores de recordes, como diz o próprio João, citando exemplos que já aconteceram com ele. “A nossa conferência é muito forte, as faculdades são fortes na natação, muitos especialistas dizem que essa é uma das competições mais rápidas do mundo já que tem atletas de todos os lugares e até olímpicos, recordistas mundiais. Sempre cai algum recorde nesta competição. Ano passado, na minha prova de 50 jardas livres um nadador quebrou o recorde mundial, e ele tem a minha idade”, conta o atleta.

 

“Estou muito confiante. Acho que nunca treinamos tão bem, então estamos tranquilos, pois sabemos que fizemos tudo o que foi necessário para chegar até aqui. Vamos em busca de abaixar nosso tempo”

João Victor Mescolote,

nadador

 

Preparação

Se tratando de um torneio difícil e do último de sua carreira, já que termina a faculdade em maio, João explica que o treinamento permaneceu forte, mas o nervosismo caiu em relação aos outros anos. “Treinei muito diferente, com sentimento de que é a ultima vez. Foi muito especial, consegui treinar muito bem todos os dias, sempre voltando muito bem cada seção. Este ano não estou nervoso, nem com pressão, estou aproveitando cada momento da última experiência”, explica.

Mesmo com a sensação de ser a última competição, o nadador vai em busca de sua primeira classificação para a categoria nacional. “Estou muito confiante. Acho que nunca treinamos tão bem, então estamos tranquilos, pois sabemos que fizemos tudo o que foi necessário para chegar até aqui. Vamos em busca de abaixar nosso tempo”, relata o nadador.

 

Futuro

Após decidir não permanecer como atleta de natação, João explica que tem projetos quando terminar os estudos. “Pensei bastante, decidi me aposentar. Sou novo, mas vai ser melhor pra mim. Estou aplicando um visto para permanecer nos Estados Unidos, trabalhar aqui e ganhar mais uma experiência”, comenta.

Publicidade

Veja também