Prudentino é chamado à seleção de parabadminton

NO EXTERIOR Rogério Xavier, 17 anos, representa o Brasil na competição que ocorre entre os dias 6 e 12 de março, na Espanha

Esportes - JULHIA MARQUETI

Data 27/02/2018
Horário 12:17
Cedida/Clóvis França Brassanin, Rogério Xavier garante preparo de 100% para a disputa
Cedida/Clóvis França Brassanin, Rogério Xavier garante preparo de 100% para a disputa

O jovem paratleta prudentino, Rogério Xavier Junior, 17 anos, foi convocado para representar o Brasil no Torneio Internacional Spanis Parabadminton Internacional 2018, em Alcudia, na Espanha. A competição ocorre entre os dias 6 e 12 de março e conta com os principais atletas do mundo. Rogério é o atual 1° colocado do ranking nacional e 9° do internacional. Além do evento, ocorre a fase preparatória para os jogos dias antes da competição, em Toledo, do dia 1° ao dia 5.

No torneio, a disputa é dividida por categorias, onde o prudentino disputa pela SL4, por conta de comprometimentos de seus nervos inferiores. O campeonato internacional não é novidade para Rogério, mas nenhuma das outras edições englobava todos os nomes importantes que estão presentes em 2018, como atletas asiáticos que compõem as primeiras colocações em nível mundial. Rogério carrega consigo o vice-campeonato da Colômbia, o terceiro lugar no Peru e o ouro no Internacional do Brasil.

Para Clóvis França Bressanin, orientador de esportes do Sesi (Serviço Social da Indústria), em Prudente, a competição serve para o atleta ter referência de acordo com o nível de disputa. “Ele está conosco faz três anos, é novo e tem muito potencial, mas é bom ele ter experiência, conhecer novos jogadores e que são importantes em nível internacional, por esse caminho ele vai saber como se preparar para os Jogos Paralímpicos em Tóquio, de 2020, que é o nosso foco e objetivo”, diz. Para a instituição que treina Rogério, a convocação é importante, pois mostra o bom trabalho feito por aqueles que ali trabalham.

Com ansiedade grande, mas garantindo preparo 100%, Rogério não vê a hora de viajar. “É um prazer enorme, adversários novos e objetivo internacional me animam, eu treinei bastante para isso”, conta. Sobre os dias de preparação, conta que quer sentir o clima do outro país. “Me alinhar ao básico daquele ambiente, para me sentir ainda melhor ali”, conta.

Publicidade

Veja também