Prudente tem 6 possíveis pré-candidatos a prefeito

Alguns partidos, em instância regional, já iniciaram as articulações com vistas ao cargo majoritário, e ventilam alguns nomes para a disputa

Eleições - THIAGO MORELLO

Data 12/01/2020
Horário 04:00

2020 é ano eleitoral, e conforme informa o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o artigo 105 da Lei das Eleições prevê que o órgão tem até o dia 5 de março para aprovar as instruções e resoluções que regem o processo eleitoral. Mas já pensando nas disputas, alguns partidos, em instância regional, já iniciaram as articulações, ou ao menos a conversa, para a concorrência ao cargo do Executivo em Presidente Prudente. Alguns nomes conhecidos já foram sinalizados. No entanto, cabe lembrar que mesmo os nomes frisados pelos partidos, ainda podem ser alterados.

Por exemplo, o Cidadania, antigo PPS (Partido Popular Socialista), levantou a possibilidade de lançar candidatura própria e o político seria o atual vereador Willian Leite. O mesmo é quem levantou a informação à reportagem e disse que seria uma tentativa de trazer um “novo nome à política”. No entanto, ele detalha que o partido ainda está em negociação.

Assim como o DEM (Democratas) e o PSB (Partido Socialista Brasileiro). Respectivamente, os partidos informaram o nome do ex-prefeito Milton Carlos de Mello, Tupã, e o atual deputado estadual Ed Thomas. Conforme Tupã, há uma conversa com outros nomes e partidos para definir, mas a possibilidade existe. A mesma fala veio do presidente do PSB, Cleiton Barbalho.

Por outro lado, mesmo que ainda seja possível haver mudanças, outros nomes já surgiram como pré-candidatos ao Executivo. O primeiro cogitado foi do empresário Fábio Sato, que já tentou o cargo em outros pleitos. A informação é do presidente do MDB (Movimento Democrático Brasileiro), Célio Romero, partido ao qual ele estaria coligado. Também empresário, Guilherme Piai deve sair na disputa pelo PSL (Partido Social Liberal), de acordo com o próprio. O partido pretende comunicar os detalhes no dia 17 de fevereiro.

Por fim, com direito a possíveis aliados, o atual prefeito de Prudente, Nelson Roberto Bugalho, deve tentar a reeleição pelo PSDB (Partido Social da Democracia Brasileira), segundo o presidente do partido, José Avancini. E ao falar em aliados, a reportagem descreve a situação do PV (Partido Verde) e Solidariedade, que ao serem questionados, informaram que não pretendem lançar candidatura própria, mas sim apoiar o chefe da administração.

CONVERSAS E

DEFINIÇÕES

E por ainda haver tempo hábil para as discussões, existem alguns partidos que optaram por aguardar para responder sobre as articulações, uma vez que não há nada definido ainda. Na verdade, em alguns casos, as conversas foram até iniciadas, nomes foram cogitados, mas as definições ainda não. É o caso do Avante, Novo, Patriota, PSD (Partido Social Democrático), PSOL (Partido Socialismo e Liberdade) e PT (Partido dos Trabalhadores).

Assim como no Podemos, segundo o representante à frente, Juliano Borges. Só que diferente das demais coligações, ele chega a citar alguns nomes, como o próprio, do diretor do Ciesp (Centro das Industrias do Estado de São Paulo), Wadir Olivetti Júnior, além de um convite que teria sido feito ao vereador Mauro Neves (PSDB) e ao advogado Fernando Gesse, que também seriam opções para pré-candidatos a prefeito. “O Podemos apresentará seus pré-candidatos no final de fevereiro ou início de março com o lançamento oficial das pré-candidaturas”, justifica.

A reportagem também procurou os seguintes partidos: PP (Partido Progressista), PR (Partido da República), PRB (Partido Republicano Brasileiro) e PTB (Partido Trabalhista Brasileiro). Os contatos foram feitos tanto pela instância local e até mesmo em níveis estadual e nacional. Mas, até o fechamento desta edição, nenhum posicionamento foi recepcionado.

SERVIÇO

A reportagem entrou em contato com os partidos ao qual possui conhecimento, bem como formas de comunicação disponíveis, como telefone, redes sociais e e-mail. Se, porventura, algum representante municipal ficou de fora, favor anunciar pelo WhatsApp de O Imparcial, (18) 99104-8537, informando nome e forma de contato, a fim de que o partido também possa ser ouvido.

SAIBA MAIS

Em geral, a maioria das normas foi aprovada pelo TSE em dezembro do ano passado, precedidas por audiências públicas para discutir cada tema. Quando aprovadas, você poderá encontrá-las no seguinte link: http://www.tse.jus.br/eleicoes.

POSSÍVEIS NOMES PARA DISPUTA DO EXECUTIVO EM 2020

Partido

Nome para o Executivo*

Avante

Em definição

Cidadania

Willian Leite

DEM

Milton Carlos de Melo, Tupã

MDB

Fábio Sato

Novo

Em definição

Patriota

Em definição

Podemos

Em definição

PP

Sem resposta

PR

Sem resposta

PRB

Sem resposta

PSB

Ed Thomas

PSD

Em definição

PSDB

Nelson Bugalho

PSL

Guilherme Piai

PSOL

Em definição

PT

Em definição

PTB

Sem resposta

PV

Apoiará outro candidato

Solidariedade

Apoiará outro candidato

Fonte: Pesquisa com os partidos

*Mesmo os nomes frisados pelos partidos ainda podem ser alterados

Fotos: Arquivo

Ed Thomas (PSB)

Fábio Sato (MDB)

Guilherme Piai (PSL)

Nelson Bugalho (PSDB)

Milton Carlos de Melo, Tupã (DEM)

Willian Leite (Cidadania)

 

Publicidade

Veja também