Prudente será sede da fase final estadual de futebol feminino

Automaticamente, município ganha vaga para participar da competição, de 5 a 14 de dezembro, que contará com aproximadamente 800 pessoas entre atletas e dirigentes

Esportes - OSLAINE SILVA

Data 10/08/2019
Horário 07:58
Foto - Divulgação/Coletivo Balaio -  Embora menos, Leniza também treina no gramado com suas jogadoras especialistas no futsal
Foto - Divulgação/Coletivo Balaio - Embora menos, Leniza também treina no gramado com suas jogadoras especialistas no futsal

Confirmado! Que bom que Presidente Prudente mais uma vez será palco de uma grande competição esportiva de nível estadual. Em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, o município será sede da fase final do Campeonato Estadual de Futebol Feminino, nas categorias Sub-14 e Sub-17. A competição será disputada de 5 a 14 de dezembro, quando aproximadamente 800 pessoas, entre atletas e dirigentes, estarão em solo prudentino. Ao todo serão 32 equipes participantes, sendo 16 para cada categoria.  

Por ser sede, Prudente, que tem como técnica da equipe Sub-17, a professora Leniza Garrido, 32 anos, também irá participar da competição. Feliz com a boa notícia, ela fala sobre a importância dessa possibilidade concreta de as atletas poderem participar efetivamente, reajustando a equipe que já é existente na prática do futsal, que só não joga o futebol de campo porque na região não tem.

Indagada sobre as maiores barreiras no futebol feminino, citando como exemplo a Seleção Brasileira, e o quanto as meninas jogam com “muito mais garra” que o masculino, Leniza diz acreditar que as dificuldades enfrentadas são as mesmas, só em proporção maior por ser equipe grande. “A falta de apoio, de credibilidade de que faremos um bom campeonato [como temos visto Brasil adentro] e, muitas vezes, o próprio preconceito, até mesmo da família em não deixar as meninas treinarem, integrarem uma escolinha”, lista. “E nós do interior, que estamos longe da capital, sofremos ainda mais pela falta de campeonatos. Porque não adianta ter uma equipe se não tem competição para jogar. Mas, teremos essa oportunidade em dezembro”, expõe a técnica prudentina.

Leniza destaca que é certeza Prudente jogar com o Sub-17, idade que ela trabalha com um plantel bom. Mas, estuda-se a possibilidade de montar uma equipe Sub-14 também. “As meninas estão bastante felizes com essa janela para mostrar o que elas sabem fazer. Cidades grandes, que têm categoria de base, que fazem trabalho profissional, estarão competindo em Prudente, então, nossas atletas terão ainda a chance, de repente, de serem contratadas por outra equipe”, enfatiza a treinadora.

As meninas de Leniza treinam semanalmente de terça e quinta-feira, no Parque do Povo, com o forte no futsal. “Essa é a modalidade que mais treinamos, exatamente porque não temos campeonatos de campo, como já mencionei. Mas, embora menos, treinamos também para que as meninas se acostumem com o gramado e possam estar preparadas para uma oportunidade como esta que teremos no fim do ano”, explica a técnica prudentina.

Definindo detalhes

Na manhã de ontem, o titular da Semepp (Secretaria Municipal de Esportes), Claudinei Quirino, recebeu a visita do chefe do Comitê Dirigente do Campeonato Estadual, o professor Rodolfo Moraes Junior. Depois de uma reunião na sede da Semepp (Centro Olímpico), o representante estadual foi conhecer as escolas municipais Professora Francisca de Almeida Góes Brandão e  José Carlos João, que servirão de alojamento para as atletas.

“Primeiramente gostaria de agradecer  o município, através do prefeito Nelson Roberto Bugalho [PTB] e do secretário Claudinei Quirino, que aceitaram sediar a competição. Tenho certeza que Prudente organizará com muita competência, pois além de ótimos profissionais, tem várias praças esportivas em condições para a prática do futebol feminino. Este foi o primeiro encontro de vários na cidade antes do campeonato”, expôs o dirigente.

Claudinei Quirino destacou a satisfação de o município em poder ser sede de mais uma competição importante, em parceria com a Selj (Secretaria de Esportes Lazer e Juventude). “Quero ressaltar que não teremos nenhum gasto para sediar o Estadual de Futebol Feminino. Pelo contrário, a cidade vai ganhar, o comércio, postos de gasolina, bares, restaurantes, com a vinda de 800 pessoas que gastarão em nossa cidade. E é claro, a Semepp mantendo a tradição de sediar importantes eventos esportivos, sempre é lembrada pelo governo estadual”, comenta Quirino.

A organização prudentina contará ainda com: Mauro Aoqui (assessor de Secretaria da Semepp), Péricles Batista de Menezes (Semepp), Edivaldo Benedito de Brito, Dito (diretor regional de Esporte e Lazer de Presidente Prudente), José Quinha (Semepp), Marcio Rodrigues (Semepp) e Breno Casari (médico da Semepp).  

Publicidade

Veja também