Prudente recebe Jornada do Patrimônio Paulista neste fim de semana

Ação realizada pela SEC ocorre em setembro em 42 municípios; entre as atividades estão visitas guiadas a patrimônio edificado

VARIEDADES - OSLAINE SILVA

Data 27/09/2018
Horário 07:00
José Reis: Imponente, a chaminé da Sanbra, patrimônio edificado, está no roteiro de visitas do projeto que chega a Prudente
José Reis: Imponente, a chaminé da Sanbra, patrimônio edificado, está no roteiro de visitas do projeto que chega a Prudente

Nos cinco finais de semana de setembro, a SEC (Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo), em parceria com as prefeituras de 42 municípios, realiza a Jornada do Patrimônio Paulista 2018. A ação visa valorizar a história paulista, aproximar o público de patrimônios históricos e culturais e valorizar o potencial turístico, por meio de visitas guiadas a patrimônio edificado, roteiro de passeios, palestras, oficinas e atividades pela cidade. Em Presidente Prudente será agora, neste fim de semana, nos dias 29 e 30. O violonista Jotacê Cardoso é o artista quem dá as boas vindas ao projeto apresentando os “60 Anos da Bossa Nova”, no Teatro de Arena da Praça 9 de Julho, no sábado, às 10h30.

“Receber a Jornada do Patrimônio Paulista em nossa cidade é de extrema importância para que a população conheça as edificações que fizeram parte da história do município onde moram e, qual a importância de preservá-las”, expõe Valentina Terescova Romeiro Flores, diretora do Museu e Arquivo Histórico Prefeito Antonio Sandoval Netto.

Sob responsabilidade da UPPH (Unidade de Preservação do Patrimônio Histórico), a Jornada do Patrimônio Paulista teve um projeto piloto em 2017, quando chegou a 15 municípios. O evento de 2018 tem como foco não apenas o patrimônio edificado, material, mas também o dito imaterial, que abrange o conjunto de saberes de um grupo, como as festas, o artesanato e a culinária de cada região.

“Ninguém preserva o que não conhece. A jornada melhora a relação com o espaço urbano”, afirma o secretário da Cultura do Estado Romildo Campello que ainda enfatiza que este evento fortalece a parceria entre o Estado e os municípios e ressalta o vínculo da preservação com o turismo.

“O patrimônio histórico promove a inclusão do ponto de vista sociocultural e socioeconômico; neste aspecto, quando há investimento em cultura, há retorno econômico para a sociedade”, completa o secretário.

A coordenadora da UPPH, Valéria Rossi Domingos ressalta que “A valorização do patrimônio cultural contribui para a construção da identidade do indivíduo e fortalece os municípios”.

 

Portas Abertas

A primeira Jornada do Patrimônio ocorreu em 1984, na França, por iniciativa do Ministro da Cultura Jack Lang, no terceiro domingo de setembro e se chamava “Jornada Portas Abertas nos Monumentos Históricos”. A ideia era abrir as portas de locais reconhecidos como patrimônio nacional, como monumentos, igrejas, casas, bancos, tribunais, prefeituras, hotéis entre outros locais públicos e privados que comumente não estão livremente abertos ao público.

Em 1985, durante a realização da 2ª Conferência de Ministros Europeus do Conselho da Europa, o ministro propôs a extensão dessa atividade por outros países europeus e imediatamente teve a adesão da Bélgica, Holanda, Luxemburgo, Malta, Escócia e Suécia, que realizaram eventos similares em seus territórios.

Em 1991, o Conselho da Europa instituiu o “European Heritage Days”, ou “Dias do Patrimônio Europeu”, e ao longo dos anos foi ganhando a adesão de 50 países. Atualmente, estima-se que mais de 20 milhões de pessoas visitam cerca de 30.000 locais e manifestações consideradas patrimônio por toda a Europa. Anualmente, é definido um tema para esses dias, sempre estimulando o intercâmbio entre as várias e diferentes culturas presentes na Europa, e desde 1999 o European Heritage Days tem um slogan único: “Europa, um patrimônio comum.”

Em 2015, a prefeitura da cidade de São Paulo instituiu a Jornada do Patrimônio. A partir de 2017, a Secretaria de Estado da Cultura criou o projeto; inicialmente, 15 municípios participaram. Em 2018, este número chega a 42 municípios.

Para quem deseja obter mais informações sobre a Jornada do Patrimônio basta acessar o site http://www.jornadapatrimoniopaulista.com.br/

 

Box 1

 

PROGRAMAÇÃO

 

Dia 29: 60 Anos de Bossa Nova com Jotacê Cardoso - Violão Instrumental

Local: Praça 09 de Julho

Horário: às 10h30

 

Encontro de Dirigentes de Museus

Local: Auditório do Centro Cultural Matarazzo

Horário: às 13h30

Atividade gratuita

 

Oficina de Patrimônio Cultural com o Arquiteto José Antônio Chinelato Zagato

Horário: às 15h

Local: Auditório do Centro Cultural Matarazzo

Inscrições pelo telefone: 3223-9404

Atividade gratuita

 

Mestre em Políticas Públicas na Universidade Federal do ABC (SP), com pesquisa na área de Governos Locais, Participação Social e Relações Intergovernamentais. Especialista em Economia Urbana e Gestão Pública pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP (2012). Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2008). Desde 2009, é arquiteto da Unidade de Preservação do Patrimônio Histórico (UPPH), departamento técnico do Condephaat - Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico - da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo. Faz parte do Grupo de Estudos de Inventário da UPPH, que realiza a pesquisa visando o tombamento de bens como Patrimônio Cultural paulista, e tem experiência na análise de projetos de intervenção para sítios culturais protegidos.

 

Dia 30

Jornada Histórica

Horário: das 9h às 12h

Inscrições: Museu e Arquivo Histórico Prefeito Antonio Sandoval Netto

Atividade gratuita

 

As Visitas às edificações históricas de Presidente Prudente serão realizadas com o Ônibus da Empresa de Transportes Andorinha, pioneira no transporte Rodoviário em nossa região em parceria com a Secretaria de Turismo e ocorrerão com recepção e monitoramento da equipe do Museu e Arquivo Histórico Prefeito Antonio Sandoval Netto.

 

Box 2 

 

ROTEIRO DE VISITAS

 

Centro Cultural Matarazzo

Centro de Eventos IBC

Sanbra

Estação Ferroviária

Bebedouro de Animais

Centro – Praças 9 de Julho e Monsenhor Sarrion

Parque do Povo

Museu Municipal

 

 

Publicidade

Veja também