Prudente recebe Companhia de Teatro Kiwi para apresentação e aula

Promovida pelo Coletivo Galpão da Lua, principal objetivo será a troca artística que é importante para fortalecimento de circuitos; ação ocorre hoje e amanhã

VARIEDADES - WEVERSON NASCIMENTO

Data 30/04/2019
Horário 10:20
Cedida/ Cia Kiwi  209 Fome.doc é um trabalho cênico inspirado nas técnicas e princípios do documentário
Cedida/ Cia Kiwi 209 Fome.doc é um trabalho cênico inspirado nas técnicas e princípios do documentário

O Coletivo Cultural Galpão da Lua recebe a Kiwi Companhia de Teatro, da cidade de São Paulo, com aula aberta sobre teatro documentário e apresentação do espetáculo Fome.doc, através do ProAC (Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo). De acordo com o integrante do Galpão da Lua, Tiago Munhoz, 40 anos, o principal objetivo será a troca artística que é importante para o fortalecimento de circuitos atuantes e com as mesmas buscas.

Em relação à companha, Tiago explica que é um grupo que atua na produção e na busca por políticas públicas no Estado e no Brasil. “Nós, por estarmos envolvidos com a arte como o Coletivo Galpão da Lua, conhecemos o trabalho e eles entraram em contato quando estavam elaborando o projeto de circulação do espetáculo, para que fossemos parceiros em recebermos eles em Presidente Prudente. A Companhia Kiwi é ativista dos movimentos culturais do Estado de São Paulo”, explica Tiago.

Segundo o integrante do coletivo, a oportunidade é encurtar distâncias entre a arte. “Nós estamos no extremo oeste do Estado e eles estão na capital e recebê-los provoca a oportunidade de troca; eles levarem o que estamos desenvolvendo aqui na região e trazerem também perspectivas, problemas e questões que vivem na capital”, destaca.

Tiago expõe que o Galpão em Prudente é um coletivo independente que desenvolve ações artísticas e a Companhia Kiwi, além de um grupo de teatro, é integrado em outros coletivos. “Eles veem para somar conosco, fortalecendo um circuito que favorece a classe artística e o público, pois estão tendo a oportunidade de conhecer um grupo antigo e atuante no Brasil”, salienta.

A arte

O Fome.doc é um trabalho cênico inspirado nas técnicas e princípios do teatro documentário que discute, por diferentes ângulos, a fome no mundo. A pesquisa empreendida pela Kiwi Companhia de Teatro, na produção, compreende a leitura de autores e autoras das mais diversas nacionalidades e vertentes. Assim, ao documentar a fome, inspirados pelas contribuições históricas e contemporâneas do teatro documentário, o projeto apresenta perspectivas e formas diversas. Trata-se da fome que extermina e o século 21 que continua fornecendo exemplos, e também da fome que diante das misérias aponta para a luta por dignidade, verdade e justiça. As estratégias cênicas incluem música ao vivo e uma curta exibição de imagens que vão do registro claramente narrativo à insinuação dramática.

Serviço

No dia 30 de abril ocorre a “Aula Pública: A atualidade do teatro documentário", das 19h às 22h, na Sala 06 no Centro Cultural Matarazzo. As inscrições podem ser feitas através do e-mail producaofederacao@gmail.com ou pelo telefone (18) 99742-5994; serão ofertadas 30 vagas gratuitas para participação. O Espetáculo Fome.doc será no dia 1º de maio às 20h no Teatro Paulo Roberto Lisboa - Centro Cultural Matarazzo. A entrada é de graça e a classificação indicativa é 14 anos.

Publicidade

Veja também