Cedida/ Rafael Costa: Programação conta com palestras, workshop, roda de conversa além de um bazar

Foto: Cedida/ Rafael Costa: Programação conta com palestras, workshop, roda de conversa além de um bazar

INDÚSTRIA DA MODA

Prudente recebe 2ª edição do Fashion Revolution

Evento proporciona para os jovens, responsáveis pela maior parte do consumo de moda, a necessidade de debaterem sobre as responsabilidades de utilização sustentável

  • 27/04/2019 06:30
  • WEVERSON NASCIMENTO - Da Redação

Neste sábado, Presidente Prudente sedia a “Semana Fashion Revolution”. Pela segunda vez no município, o evento proporcionará para os jovens, responsáveis pela maior parte do consumo de moda, a necessidade de debaterem sobre as responsabilidades de consumo. A programação conta com palestra, workshop, roda de conversa, exposição de pesquisa, exibição de documentário, além de um bazar de trocas de roupas. O evento é gratuito.

O represente local do evento, Claudio dos Santos de Oliveira, 22 anos, explica que já conhecia a iniciativa há alguns anos e acompanhava as edições em Londrina e Maringá. “Ano passado teve a primeira edição aqui onde fui convidado pra ser voluntário e esse ano fui convidado para ser representante”, conta. Para ele, o principal objetivo da semana é discutir os impactos ambientais e sociais da moda ao redor do mundo, encorajando as pessoas a reconhecerem os impactos pessoais e a valorização da qualidade em detrimento da quantidade. “O debate ocorrerá sob três pilares: mudança na indústria, cultural e política”, afirma.

Segundo o personal stylist prudentino Lucas Sant’ana, 30 anos, que participará de uma “mesa redonda” do evento, a importância do Fashion Revolution não só para cidade, mas para o mundo, é a conscientização sobre uma moda consciente e sustentável. Segundo ele, a moda precisa de uma revolução. “Precisamos saber os impactos que causamos e nos responsabilizarmos por isso. Então, saber de onde veio, quem fez e como fez é parte dessa revolução”, declara.

Lucas explica que o evento vem para trazer às pessoas uma realidade muitas vezes não vista e ainda assim consumida. “Ter consciência é parte do processo de mudança e evolução e temos um papel fundamental nisso” destaca.

Na mesa redonda, o personal afirma que irão debater as problemáticas do mundo da moda, quais são os pontos a serem melhorados na área e a importância da profissão a qual o stylist entra com o seu papel de dar vida e conteúdo.

Fashion Revolution

O Fashion Revolution nasceu após um dos maiores acidentes que a indústria têxtil já teve, o edifício Rana Plaza, em Bangladesh que desabou e causou a morte de 1,1 mil pessoas e deixou outras 2,5 mil feridas. Nos oito andares do prédio havia diversas fábricas de roupas que produziam em larga escala para grifes. A partir deste cenário, ativistas e designers de moda criaram em Londres o Fashion Revolution. O objetivo então é debater e refletir os fatos por trás da indústria da moda que ninguém vê, ou seja, todos os processos desde a fabricação ao uso.

Atualmente a campanha anual ocorre em mais de 100 países e mobiliza adeptos para atuarem por uma indústria mais justa, segura e transparente. De 22 a 28 de abril, ​espera-se que mais de 275 milhões de pessoas participem ao redor do mundo. No Brasil, mais de 80 faculdades, 51 cidades de 19 estados e o Distrito Federal, realizarão atividades para debaterem o ​futuro da indústria da moda de forma que respeitem as pessoas, a proteção ambiental e igualdade de gênero.

Serviço

O evento em Presidente Prudente acontecerá no dia 28 de abril no Rancho Cuba, na Rodovia Assis Chateaubriand, Km 461, Bairro Aeroporto. Para mais informações a coordenação disponibiliza os contatos (18) 98146-2216 e cllaudiopub@gmail.com. O evento é gratuito, exceto a oficina de bordado e a de preparo do Sabão Ecológico , ambas têm o valor simbólico de R$ 10; o workshop terá vagas limitadas.

Programação

13h às 14h30: Mesa Redonda “O que acontece nos bastidores do mundo da moda? O que podemos fazer para mudar?” Com: Raquel Siqueira (Jornalista que fará a mediação da mesa), Milena Saito (Designer de moda), Laura Dower (Fotógrafa de moda), Ágatha Damião (Bordadeira) e Lucas Sant'Anna (Stylist).

14h30 às 16h: Oficina de Bordado com Rafaela Yolanda (Artista Plástica). Vagas limitadas. Inscrições: bagtton@bagtton.com.

14h30 às 15h30: O impacto ambiental causado pelos saponáceos e tecidos nas lavagens das roupas. Com: Tatiana Tognolli (Cosmetologia natural).

15h30 às 16h: Mini Oficina de cuidados com as roupas
Com: Daniel Ladeia (Designer de moda).

16h às 17h: Oficina de Sabão Eco com Elys Couto (Engenheira ambiental e cosmetóloga natural) e Cláudio de Oliveira (Representante Local). Inscrições: bagtton@bagtton.com.