Prudente integra congresso de cidades digitais

PRUDENTE - Da Redação

Data 17/11/2017
Horário 11:38

Presidente Prudente foi uma das 11 cidades brasileiras que compareceram ao “Congresso Smart City 2017”, em Barcelona, na Espanha, sendo representada pelo prefeito Nelson Roberto Bugalho (PTB) e o secretário municipal de Tecnologia da Informação, Rogério Marcus Alessi, no evento internacional de cidades digitais, que está na sétima edição.

A participação do congresso internacional, de acordo com o prefeito, possibilitou um contato com empresas do mundo inteiro, que investem em soluções inovadoras para resolver assuntos voltados para a mobilidade das pessoas e também segurança. “Conhecemos aqui as principais inovações do mundo, representantes de empresas que desenvolvem produtos ou serviços ligados à inteligência, à mobilidade, eficiência energética, conexão, internet, transporte público, transporte de massa, logística, equipamentos de segurança e vigilância, ou seja, empresas que usam a tecnologia como forma de melhorar a vida de quem reside em grandes centros, aumentar a qualidade de vida e dar mais segurança à população”, expõe.

O secretario de Tecnologia, por sua vez, ressalta que muitas dessas empresas possuem projetos em andamento no Brasil. “Esta aproximação foi muito positiva, contribuiu para estreitarmos relacionamento com os gestores de empresas que são destaque mundial em soluções inovadoras”, pontua.

 

Destaques

Entre os destaques do evento está um sistema que permite consultar a população sobre assuntos importantes. Isso é possível com a criação de uma plataforma digital que recebe as sugestões e ainda divulga informações relacionadas à questão financeira, de orçamento e prestação de contas, e aumenta a transparência e a participação popular.

 

Conhecemos aqui as principais inovações do mundo

Nelson Roberto Bugalho (PTB),

prefeito de Prudente

 

Segurança

Na área de segurança, o sistema de monitoramento integrado com a polícia, com a internet sem fio, que permite dispositivos de acionamento por meio de botão de segurança e ainda a identificação facial, chamou atenção dos participantes. O congresso também reuniu empresas que propõem soluções para a questão do lixo urbano e formas de melhorar a coleta. Entre as soluções apresentadas, estão caminhões e veículos que recolhem o lixo sem a necessidade de coletores, nos quais os motoristas acionam braços mecânicos e recolhem as lixeiras.

 

Mobilidade

Soluções mais econômicas e ecológicas para o transporte individual, que usam energia mais limpa, também foram apresentadas durante o congresso, como as bicicletas com motores de tecnologia híbrida funcionam. A proposta é uma alternativa para deixar de priorizar o automóvel como veículo de transporte.

As bicicletas são usadas em um sistema de serviço público usado em Barcelona e Madri. Ao pedalar, o motor elétrico se inicia assumindo grande parte do esforço, que na maneira convencional, seria realizado pelo usuário (sistema de pedalada assistida). Elas são recarregadas nas estações e possuem autonomia de 70 km.

Com Secretaria Municipal de Comunicação

Publicidade

Veja também