Prudente ganha primeiro mural de larga escala

Criação do artista plástico Felipe Yung, mais conhecido como Flip, o projeto está situado na Avenida Brasil, 2955; no local o mural recebe as primeiros cores

VARIEDADES - WEVERSON NASCIMENTO

Data 09/07/2019
Horário 10:00
José Reis: Em Presidente Prudente, Flip realiza o primeiro mural de larga escala: “o peixe fora d’água que vai para outros lugares”
José Reis: Em Presidente Prudente, Flip realiza o primeiro mural de larga escala: “o peixe fora d’água que vai para outros lugares”

A arte urbana tem tomado conta das grandes metrópoles do mundo, incluindo São Paulo a capital brasileira da street art. Mas, desta vez, Presidente Prudente entrou na rota e receberá o primeiro mural de larga escala de criação do artista plástico Felipe Yung, mais conhecido como Flip. Situado na Avenida Brasil o mural recebe os traços do artista.

Casado com a prudentina e publicitária Joice Mescolotte, sempre foi um desejo do artista realizar uma intervenção na cidade. Segundo ele, o graffiti traz isso, um conteúdo de arte contemporânea e acessível para todos. “É uma arte que qualquer pessoa tem acesso sem pagar um ingresso e o meu trabalho em murais se resume a isso. Aqui, há uma carência de arte do gênero, é uma cidade que está nua. É claro que tem uma galera fazendo, mas em grandes proporções ainda não. Por isso esse meu desejo”.

Flip chega à cidade logo após terminar o primeiro mural do grandioso projeto “Aquário Urbano” em São Paulo, considerado um marco da Street Art Brasileira. Trata-se de um projeto com 14 empenas de larga escala e seis fachadas menores. Por esse motivo, é considerada uma obra única, com aproximadamente 10.000 m² em formato 360º, instalado na República, no cruzamento das vias Major Sertório com a Bento Freitas, no centro. Além disso, é um marco arquitetônico e tecnológico, que considera a importância da preservação das águas doces e salgadas e suas populações. Uma curiosidade, além de ser o maior graffiti mural do mundo, o Aquário Urbano também é a maior obra freestyle e a maior instalação de realidade virtual, o que lhe garante três registros no Guinness World Records, sendo dois inéditos.

O que este projeto reflete na produção prudentina? De acordo com o artista, nesse meio tempo de produções em São Paulo, diante da ligação próxima com Presidente Prudente, decidiu trazer o “aquário para fora”, isso mesmo, é justamente o peixe fora d’água que sai e vai para outros lugares, diz Flip. No local, que conta com aproximadamente 480 m², a intervenção está sendo feita com a temática dos peixes da região como o tucunaré e o pintado. “Por mais que o lugar seja no setor de peças de carro eu desenhei um rio, ou seja, é uma mistura interessante de sustentabilidade. Eles fizeram o que toda grande empresa deveria fazer, ceder espaços para a arte, apoiando o artista sem limitá-lo”.

A obra não conta com um prazo para ser finalizada, visto que, depende da vinda do artista que atualmente mora em São Paulo.

Flip

Felipe Yung é um artista que fez seu nome nas ruas. Há mais de 20 anos espalha por onde passa seus traços e cores. Árvores nativas, erotismo, caligrafia urbana (tags e pixação), monstros, camuflagem e uma grande dose de cultura japonesa, entre elas a caligrafia (shodo) e as xilogravuras (ukiyo-e). Essa mistura de influências traduziu-se em uma originalidade que garantiu que Flip tenha hoje reconhecimento no cenário nacional e internacional, transitando entre o underground, mainstream e mercado de luxo. Já trabalhou com Marcelo D2, Nike SB, Adidas Collider, além da rede internacional Sushi Samba em Las Vegas e Londres. Foi também um dos escolhidos para representar o Brasil em um evento cultural em Moscow a convite da Embaixada Brasileira. Os trabalhos do artista já foram expostos em Madrid, Barcelona, Las Vegas, New York, Los Angeles, Moscou, Londres, Osaka, Paris e Brasil.

Serviço

É possível ter contato com o trabalho do artista através do Instagram @flipon e para conhecer o projeto “Aquário Urbano”, que tem ligação com a obra prudentina, além do Instagram, @aquariourbano, é possível acompanhar a interatividade através do aplicativo para android “Aquário Urbano”.

 

 

Publicidade

Veja também