Prudente adota medidas para enfrentar o Covid-19

Decreto assinado ontem leva em consideração estudos que demonstram eficácia das medidas de afastamento social precoce e que auxiliam na contenção da disseminação do vírus

PRUDENTE - GABRIEL BUOSI

Data 17/03/2020
Horário 04:00
Weverson Nascimento - Bugalho assinou e divulgou decreto com medidas emergenciais na tarde de ontem
Weverson Nascimento - Bugalho assinou e divulgou decreto com medidas emergenciais na tarde de ontem

Os reflexos da pandemia do Covid-19 já chegaram a Presidente Prudente. Ontem, o prefeito Nelson Roberto Bugalho (PSDB) assinou o Decreto 30.731/2020, que dispõe sobre a adoção de medidas temporárias e emergenciais, para a prevenção do novo coronavírus. Entre as medidas estão, por exemplo, a suspensão das aulas na rede pública de ensino a partir de segunda-feira, e a suspensão, a partir de hoje, de atividades culturais em espaços como o Centro Cultural Matarazzo e o Parque Ecológico Cidade da Criança. Além das ações no âmbito municipal, por tempo indeterminado, recomendações também foram feitas para o setor privado.

O documento leva em consideração, entre outros aspectos, os estudos que demonstram a eficácia das medidas de afastamento social precoce e que auxiliam na contenção da disseminação do Covid-19. “Assim, ficam definidas as medidas para o enfrentamento da emergência de saúde pública”, aponta o decreto. O artigo 2, por exemplo, recomenda que todos os servidores municipais com mais de 60 anos e aqueles que sejam imunodeficientes, com exceção dos que trabalham na área da saúde ou cooperação em segurança pública, desenvolvam suas funções de forma remota, se possível.

Outas ações ficam determinadas com o decreto, como a suspensão de férias, folgas compensadas e licença-prêmio dos servidores também da área da saúde ou cooperação em segurança pública; suspensão de viagens e campeonatos esportivos, inclusive os em andamento; cursos oferecidos pelo Fundo Social de Solidariedade; e a recomendação de que o transporte público coletivo tome medidas que evitem a superlotação de passageiros, bem como promovam ações diárias de limpeza.

ISOLAMENTO

SOCIAL

Durante a divulgação do Decreto 30.731/2020 na tarde de ontem, a supervisora da VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal), Elaine Bertacco, informou que há certa preocupação por parte da Prefeitura em relação aos casos considerados como suspeitos. Isso porque, já ocorreram situações em que a VEM ligou para o morador, e ele não estava em casa. “É preciso comprometimento com o isolamento social. Sair de casa não deve ser uma opção, até que saia o resultado dos exames”, enfatiza.

SITUAÇÃO REGIONAL

DA PANDEMIA MUNDIAL

A região de Presidente Prudente conta com pelo menos 24 casos suspeitos do Covid-19, sendo que não há, até o momento, casos confirmados da doença. A maior parte está na maior cidade da região, que desde o início da pandemia já registrou 25 notificações, conforme Bugalho, sendo seis casos descartados e 19 que permanecem na espera pelo resultado dos exames. Além de Prudente, Dracena investiga dois casos, sendo um deles divulgado ontem; Panorama com o acompanhamento de um homem que deu entrada na Santa Casa de Misericórdia também ontem; Presidente Epitácio, com um caso suspeito; e Sandovalina, onde uma mulher, que não teve a idade divulgada, segue em acompanhamento depois de retornar da Europa e apresentar sintomas gripais.

Publicidade

Veja também