No mês dedicado às mulheres – cuja data especial foi lembrada em 8 de março -, os estabelecimentos de beleza de Presidente Prudente promovem promoções e pacotes de descontos. As ações são uma forma de homenageá-las e chamar atenção das clientes e pode aumentar até 30% o movimento. No espaço, Jussara e Cecília Estética e Cabelo, a proprietária Jussara Gomes Rodrigues, conta que até o final de março, as consumidoras que fizerem uma escova ganham uma hidratação pelo valor de R$ 50. Em datas comuns o preço é de R$ 150. “Como trabalhamos com produtos profissionais, optamos por usar um produto que todos os cabelos aceitassem de forma positiva, para assim, abranger os diferentes públicos do salão”, explica.
A comerciante observou que o que mais as mulheres procuram são serviços para o cabelo, com foco na hidratação. Para elaborarem a ação, escolherem fornecer este serviço, ao contrato de entregar brindes, ou coffe’s break. “Próximo a data delas, várias clientes do estabelecimento nos ligaram para saber que promoções iríamos oferecer”. Segundo ela, é comum que todos os anos eles realizem uma ação que beneficie as clientes. As promoções promovem um aumento de 30% nos atendimentos.
Proprietária do Salão de Beleza Gabarron Unissex, Silvana Sirlei Costa, diz que para o mês em especial, preparou dois pacotes promocionais. O primeiro de plástica sem corte, com o valor de R$ 175 - fora do período ele possui um preço de R$ 450. O segundo foi o combo de Botox capilar com o corte de cabelo, com o custo de R$ 100. De acordo com a comerciante, este gerou grande movimentação no espaço. Em relação ao movimento, ela avalia um aumento de 20%, contudo, a porcentagem não correspondeu às expectativas de Silvana. Além das datas comemorativas, durante o ano ela realiza diversas promoções para os clientes, a próxima está agendada para o mês de julho. “Hoje o consumidor está sempre de olho em ofertas, procurando por serviços de qualidade com baixo preço e a gente precisa oferecer um tipo de agrado”.
Como outro diferencial para chamar atenção, os clientes do estabelecimento participam de um grupo no WhasApp, onde recebem a promoção da semana. Além disso, Silvana oferta pacotes individuais. “Tenho consumidora que escova o cabelo três vezes na semana, então eu prefiro estabelecer um valor que seja atrativo para ambas às partes, e assim, eu consigo mantê-la durante o ano inteiro. Afinal, é elas que pagam as minhas contas”.
Também como uma aposta no diferencial, o salão especializado em mechas, Anna Hair, ofereceu para clientes pacotes de hidratação. Segundo a gerente, Camila Zanelato Apolinário, por dia o estabelecimento atende cerca de 30 pessoas, com a promoção o número subiu para 40, cerca de 10 consumidores a mais buscavam pelo serviço. “Fizemos na tentar de agradar e fornecer um mimo para que o mês não passasse em branco”.
Em contrapartida, no Salão de Beleza Belo Cabelereiros, o responsável Júnior Belo, não programou nenhuma oferta específica para o mês das mulheres. Segundo ele, o estabelecimento já possui uma grande quantidade de clientes, e com a divulgação de propagandas e pacotes, eles não conseguiriam atender o aumento da demanda, e assim oferecer um melhor serviço.
Com uma oferta de serviço, entre cabelo, tintura, maquiagem e depilação, o espaço atende cerca de 600 mulheres por mês. Algumas clientes frequentam o estabelecimento há mais de 20 anos. Sobre o movimento, o comerciante observa que manteve o padrão de atendimento, nem subiu e nem caiu. Mesmo sem promoções programadas, ele disse que sempre busca oferecer um agrado para as clientes. “Ofereço amostras de produtos, e sempre que tenho um tempo disponível aplico uma máscara, uma hidratação ou escova, tudo de forma gratuita”.
Para ele, todas as pessoas gostam de ganhar presentes, e atitudes simples podem fazer a diferença para o consumidor. “Eu tento proporcionar o máximo que posso cobrando o mínimo possível, para que os dois saiam como beneficiários”, finaliza.