Projeto visa tratamento de resíduos sólidos ferrosos

Responsável pela ação, Grupo Inner tem apresentado o trabalho às administrações municipais da região de Presidente Prudente

REGIÃO - THIAGO MORELLO

Data 14/08/2018
Horário 07:19
Cedida - Unidade deve ser instalada em um terreno de 20 mil m², cedido pela Prefeitura interessada
Cedida - Unidade deve ser instalada em um terreno de 20 mil m², cedido pela Prefeitura interessada

A presença de veículos abandonados em vias públicas prudentinas sempre foi acompanhada por O Imparcial. A situação acaba até virando caso de saúde pública, em vista do que o material pode virar: criadouro do mosquito da dengue e animais peçonhentos. Certo é que tanto para a capital da Alta Sorocabana quanto aos demais municípios do entorno, existe um projeto que visa tratamento de resíduos sólidos ferrosos. Responsável pela ação, o Grupo Inner tem apresentado o trabalho, denominado Desmanchecar, às administrações municipais da região.

O Instituto Inner e a Confederação do Elo Social do Brasil estão apresentando a prefeitos o projeto, que pretende transformar o veículo velho em dinheiro e sustento para famílias. Isso é feito, caso haja acordo, por meio do descarte correto do material, o desmanche do veículo e o produto disso tudo: que é a comercialização ou reaproveitamento, conforme conta o diretor de implantação da Inner, José Alfredo de Araújo.

No plano de contrapartida, a projetista pede que as prefeituras concedam um terreno de 20 mil m², para que a cooperativa Desmanchecar seja instalada. “A intenção é gerar 150 empregos, entre diretos e indiretos, trazendo desenvolvimento e renda para suas populações”, completa Alfredo. Ademais, cabe ao município fazer o recolhimento dos veículos, encaminhar para baixa perante o Estado e direcionar à cooperativa.

Ainda de acordo com o diretor de implantação, os benefícios também poderão ser verificados juntamente às concessionárias e montadoras que participarem do projeto. A ideia, segundo o projeto, é “dar aos adquirentes de um veículo zero quilometro um desconto de 10% na apresentação de um bônus oriundo da entrega de um carro velho ou com perda total, em uma das unidades da Desmanchecar”. O desconto será concedido conforme a proporcionalidade de cilindradas do veículo entregue.

Na região, Alfredo lembra que ainda não teve nenhuma confirmação ou negativa quanto à participação das municipalidades procuradas.

SERVIÇO

Os interessados em conhecer todo o processo podem entrar em contato com o diretor do projeto em seu Estado pelo site da Cooperativa Desmanchecar em www.desmanchecar.org.br.

Publicidade

Veja também