Projeto visa nova destinação ao lixo e geração de emprego

Iniciativa apresenta propostas às empresas e Prefeituras; programa deve beneficiar 15 cidades do Estado, sendo 6 na região de Prudente

REGIÃO - GABRIEL BUOSI

Data 23/06/2018
Horário 09:09
Reprodução/Youtube - Centro de Triagem e Transbordo faz parte do projeto que visa melhorias ambientais
Reprodução/Youtube - Centro de Triagem e Transbordo faz parte do projeto que visa melhorias ambientais

Quando o assunto é o meio ambiente, diversos são os problemas encontrados nos municípios brasileiros, mas várias também são as ideias voltadas para diminuir os desafios que barram a sustentabilidade. Neste sentido está a proposta do programa “Lixo Zero Social 10” que, segundo o Grupo Iner, objetiva trazer à região, especificamente para seis cidades da 10ª RA (Região Administrativa) do Estado de São Paulo, que tem Presidente Prudente como sede, geração de empregos e dar ao lixo uma nova destinação, que não seja, por exemplo, a disposição no solo. Para isso, a maior cidade da região, que será o centro das atividades, receberá um CTT (Centro de Triagem e Transbordo), além de um prédio social, usina de compostagem, de incineração de produtos hospitalares, e de cremação de animais. As demais cidades devem ser beneficiadas com um CTT e o prédio social.

A iniciativa é promovida ainda pela Cesb (Confederação Elo Social Brasil), que afirma visar no Estado de São Paulo 15 municípios para a implantação do projeto, incluindo Prudente, sendo que as cinco demais na região são: Adamantina, Dracena, Presidente Epitácio, Presidente Venceslau e Rancharia. “A proposta é atender a Lei 12.305/2010 de Resíduos Sólidos e resolver o problema do lixo no Brasil. No lugar de enterrar os resíduos e ainda gerar custos de manutenção, estamos fazendo o contrário e transformando o lixo em riqueza, gerando, assim, a economia”, informa o Grupo Iner.

Ainda dentro dos benefícios, a empresa lembra que deve reaproveitar a mão de obra das pessoas que vivem da coleta do lixo e que viabilizam o projeto, que é de iniciativa privada. Conforme o diretor da regional, José Alfredo de Araújo, os 15 municípios do Estado, o que inclui os da região, vão gerar juntos algo em torno de 3,5 mil empregos, sendo que a unidade de Prudente é a que deverá servir de referência para as demais, com o maior número de recursos. “A ideia já deu certo em outros Estados e estamos confiantes, mas não depende apenas de nós. As prefeituras já estão cientes da ideia e seguimos nas tratativas, mas queremos implantar o quanto antes. Nosso principal objetivo é o meio ambiente e o bem da população”, lembra.

Em Presidente Prudente, uma área de 150 hectares, correspondente a 70 alqueires, localizada na Avenida Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, será destinada para a construção da usina de compostagem. O CTT, o prédio social e as usinas de incineração de produtos hospitalares e de cremação de animais, ficarão em um espaço de 35,5 mil metros quadrados. Vale lembrar que o prédio social, conforme o Grupo Iner, vem para atender a população carente e promove cursos de cidadania, entre outros, com o objetivo de melhorar o nível de consciência dos munícipes. Nas demais cidades, os terrenos terão 10 mil m² para o CTT e algo entre 400 ou 500 m² para o prédio social, local em que serão oferecidos serviços de psicologia, assistência social e advocacia e cursos de formação profissional.

Publicidade

Veja também