Projeto promove doação de 850 livros em Prudente

Ideia surgiu em 2014, contou com oito edições e, somados às unidades de ontem, já doou 6 mil exemplares à população em geral

PRUDENTE - GABRIEL BUOSI

Data 02/12/2018
Horário 04:29
Cedida/Edson Teixeira Lopes - Projeto Primeira Leitura doou ontem, no centro de Prudente, aproximadamente 850 livros
Cedida/Edson Teixeira Lopes - Projeto Primeira Leitura doou ontem, no centro de Prudente, aproximadamente 850 livros

Uma ação realizada na manhã de ontem, no calçadão de Presidente Prudente, chamou a atenção de todos que passavam pelo local, já que centenas de livros estavam espalhadas sobre o solo, com um convite mais do que chamativo: a adoção e o incentivo à leitura. De acordo com o professor Edson Teixeira Lopes, a ideia surgiu em 2014, a partir de uma percepção dele sobre a situação dentro das salas de aula. “Vi que eram poucos os alunos que gostavam de ler ou que tinham condições de adquirir um livro, foi quando comecei a distribuir, de forma voluntária, alguns exemplares”. Na ação de ontem, aproximadamente 850 livros foram doados em três horas.

De acordo com o professor, esta foi a oitava edição de adoções de livros, como parte de um projeto chamado “Primeira Página”, que teve origem antes mesmo de seu lançamento, ainda nos anos 2000. “Encontrei na sala de aula um cenário em que poucos gostavam de ler, e, por isso, comecei a deixar livros no calçadão, nos bancos e nas praças, como uma forma de fomento à leitura. Alguns anos depois minha ideia ganhou forma, começamos a receber doações e resolvi separar um dia apenas para esse ato, quando iniciamos a campanha em 2014”, lembra. O docente leciona na Escola Estadual Hugo Miele, em Presidente Prudente, que resolveu “comprar” a ideia e apoiar a medida.

Com os 850 livros doados ontem, as edições, ao longo dos anos, somam mais de 6 mil livros concedidos, o que, para o docente, é sinônimo de felicidade. “Tenho vários depoimentos de pessoas que não tinham condições de comprar um livro, e agora percebo o quanto o projeto faz bem para elas, que pegam, leem, e passam para frente, já que esse é o objetivo, que todos tenham acesso”. Aos interessados, as doações podem ocorrer na Escola Estadual Hugo Miele ou por meio de um contato via Facebook, na página “Projeto Primeira Página”. Uma nova ação já está sendo planejada para o início do próximo ano.

SERVIÇO

As doações de livros para o Projeto Primeira Página podem ser feitas na Escola Estadual Hugo Miele, que fica em Presidente Prudente, na Rua Fagundes Varella, 1149, Vila Esperança, ou por meio da página do Facebook que leva o nome da ação.

Publicidade

Veja também