Projeto jornal é rotina diária na Franco de Godoy

  • 17/10/2017 11:11
  • O Imparcial na Escola

Conforme a orientadora pedagógica da Escola Municipal Dr. João Franco de Godoy, Maria Madalena Pinheiro, neste ano os professores da unidade que ainda não haviam participado da formação do Projeto Jornal optaram por um encontro de quatro horas. Há vários anos o projeto já faz parte da rotina cotidiana da escola. Neste ano de 2017 os professores estão trabalhando o tema: “Centenário de Presidente Prudente”, desde o primeiro bimestre dando continuidade no segundo semestre com notícias sobre o aniversário da cidade.

 

Circulação e distribuição

As porteiras e inspetoras de alunos são as responsáveis em garantir a circulação e distribuição do jornal no espaço escolar.  Cada uma das sete salas de aula recebe um exemplar atendendo os dois períodos, somando 13 professores e duas salas da EJA (Educação para Jovens e Adultos). A circulação do jornal ocorre da seguinte forma: no pátio o acesso é possível no canto da leitura, onde ficam livros infantis e dois exemplares para consulta dos alunos, pais e funcionários. Neste ano letivo o período da manhã conta com 3 salas do 3ºs  anos, 2 de 4ºs anos e 2 de 5ºs anos. No período da tarde são 2 salas do 1ºs  anos, 1 de 3º ano e 3 de 2ºs anos.

 

Enriquecendo o conteúdo                              

No primeiro semestre de 2017, os professores utilizaram O Imparcial como fonte de informação e divulgação de notícias envolvendo a cidade e região enriquecendo o conteúdo programático. Os alunos puderam realizar a partir das notícias e discussão reflexão crítica em relação às causas possíveis da dengue em seu bairro, cidade e região embasadas em fatos reais, significativo para conscientização da importância de cuidar da saúde, criar hábitos de higiene; limpeza pública de terrenos e quintais, observando  questões: regionais, ambientais, saúde (dengue); planejamento urbano e as tirinhas.

 

Jornal e artesanato

Os professores exploraram: - 1ºs anos: notícias lidas pelo professor e utilizaram para recorte de palavras;

- 2ºs anos: notícias em destaque sobre a cidade (observação do clima e horóscopo); - 3ºs anos: notícias sobre a dengue e uso das tirinhas no trabalho de leitura e escrita de texto; - 4ºs anos: 4º ano A: leitura de notícias (manchetes sobre o município) e 4º ano B: roda de jornal uma vez por semana e diário do clima.

- 5ºs anos: leitura de notícias; roda do jornal; carta de leitor; leitura compartilhada e escrita de notícias.

- EJA 1 e 2: foi desenvolvido o trabalho com algumas notícias para colocar no painel no corredor das salas, e com o jornal utilizado fizeram uma Oficina de Reciclagem na produção de artesanato considerando o projeto existente na escola do Lixo que não é lixo.               

 

Características

O uso do jornal nas salas: No geral os professores realizaram leitura e comentaram algumas notícias e incentivaram os alunos a manuseá-los, observando a primeira página, todos os cadernos, classificados, etc. Identificaram o lead. O trabalho diário com o jornal favoreceu o entendimento dos elementos encontrados no jornal e suas características: o cabeçalho; a manchete; os títulos das notícias; o lide; fotos ,legendas das fotos, previsão do tempo e outros dados.

ÚLTIMAS DO AUTOR

EM PADRE EMÍLIO BECKER

  • 16/04/2019 11:00

EM “DR. PEDRO FURQUIM”

  • 02/04/2019 10:00
O Imparcial na Escola

O Imparcial na Escola

O Imparcial na Escola é um programa socioeducativo, idealizado por esta folha, de responsabilidade social, com objetivos múltiplos dentro do campo da educação, com fomentos à leitura, à escrita, à criticidade, entre outros, aplicando o conteúdo deste diário em sala de aula de forma multidisciplinar e tratando de temas transversais: ética, cidadania, direitos e deveres.

PUBLICIDADE