Projeto GiraArte segue hoje e amanhã em Prudente

Objetivo desta é iniciativa da Secretaria Municipal é descentralizar o acesso à cultura e incentivar a classe artística local

VARIEDADES - Da Redação

Data 04/08/2017
Horário 13:36

Continua hoje e amanhã, as atrações do Projeto GiraArte, da  Secult (Secretaria Municipal de Cultura de Presidente Prudente). Nesta sexta-feira será em Ameliópolis - distrito de Presidente Prudente e no sábado, na Praça Nove de Julho. O objetivo desta é iniciativa descentralizar o acesso à cultura e incentivar a classe artística local.

Como noticiado neste diário, a retomada do projeto era um anseio antigo da classe artística. A ação identifica, seleciona e faz circular por toda a cidade apresentações de música, teatro, circo, dança e literatura, permitindo assim maior acesso do público às diversas manifestações e linguagens artísticas.

Para o secretário cultural, José Fábio Sousa Nougueira, a iniciativa é um grande avanço na política cultural, que atende a um anseio antigo da classe artística. Segundo ele, por meio da Secom (Secretaria Municipal de Comunicação) para se levar um evento cultural para os bairros mais distantes, é necessária toda uma estrutura, desde palco e iluminação, até espaço físico, sistema de som, entre outras questões.

 

Fim de semana

Hoje, às 20h, Ameliópolis recebe muita música com “Forró Xote Baião com Alisson Thales”. É um projeto de popularização do forró e outros ritmos semelhantes brasileiros, como o xaxado, xote, baião. O projeto busca através de sua realização apresentar ao público um repertório animado, dançante. O show reúne em seu repertório os temas dos principais compositores, cantores e instrumentistas desse estilo.

Amanhã, Às 11h, a Praça Nove de Julho também será recheada de música com  Mocambagem - Mocambo Groove. A Mocambo Groove no show “Mocambagem” apresenta um pouco da diversidade da música brasileira com pitadas de “word music” através de composições que foram desenvolvidas ao longo deste quase sete anos de sua formação. Com influência de música instrumental e música popular brasileira, as composições são marcadas pelo baião, maracatu, samba, ijexá, frevo e a sua mistura com rock, reggae, funky, salsa e entre outros estilos que são experimentados e “lapidados” em busca do groove. O show apresenta um mergulho introspectivo na música Cafundó, a atmosfera do sertão paulista em Amoreira e folia garantida com Frefumassa, costurando músicas dos dois primeiros trabalhos, “Aterritorial” (2011) e “Das Tripas CoraSom” (2016) além de algumas músicas inéditas.

Publicidade

Veja também