Projeto envolve pais e alunos dentro dos tatames

Ao todo, as aulas que iniciaram há dois anos com um grupo pequeno de pais, hoje chega a 40 alunos

OPINIÃO - JULHIA MARQUETI

Data 16/09/2018
Horário 05:59
Cedida/Vagner Souza Machado - Associação busca fomentar convivências entre pais e filhos no esporte
Cedida/Vagner Souza Machado - Associação busca fomentar convivências entre pais e filhos no esporte

A Associação de Judô Bushido, de Presidente Prudente, surgiu a partir do momento em que o professor da modalidade, Paulo Costa Júnior, aceitou incluir os pais dos alunos nas aulas. O objetivo era apenas esse, mas o resultado foi algo maior do que todos esperavam. Durante um ano e meio de projeto, crianças também procuraram a organização para que pudessem fazer parte e o desejo de atender aqueles que não têm condições financeiras fez com que não fechassem as portas.

Desde então, jantares beneficentes, pizzas e contribuição de R$ 50 mensais por parte dos alunos mais novos, faz com que o projeto se mantenha de pé e aproxime aqueles que não teriam condições para bancar o esporte. “A ideia nasceu quando praticávamos na Unesp [Universidade Estadual Paulista]. Eu dava aula para universitários e alguns pais procuraram para fazer, então a gente começou a trabalhar junto. A necessidade de atender algumas crianças que não tinham condições financeiras veio logo depois, os pais começaram a se organizar e resolvemos abrir a associação e para levantar recursos financeiros corremos atrás até hoje”, lembra Paulo.

Com aulas três vezes por semana para o grupo de pais, das 19h30 às 21h, o professor destaca o crescimento do movimento que antes conseguia levar sozinho, mas hoje não é possível. “Hoje estamos com mais dois professores para dar conta da demanda, pois tem sempre crescido a procura. Uma característica bem legal, que é o objetivo pelo qual tudo começou, é que sempre quando a criança vem, o pai vem em seguida”, destaca o professor. Ao todo, o projeto que iniciou com um grupo pequeno de pais, hoje chega a 40 alunos, quase o número máximo de atletas aceitos na associação. “O pessoal chega lá, alguns iniciantes e outros retornam para o judô depois de um tempo. O objetivo é sempre atender mais, sempre lembrando da preferência por convidar os pais para fazerem parte”, enfatiza.

Paulo destaca também, a vontade de dar uma oportunidade de um lugar melhor para a população. “Lutamos para contribuir e para fazer um ambiente melhor na nossa cidade, independente da idade”, afirma.

Quem participa

Com a vontade de acompanhar o filho nas competições e a busca por aprender mais sobre as regras da modalidade, Vagner Souza Machado é um dos que iniciaram com o projeto. Hoje, após um ano e meio de prática e participação, se vê realizado ao perceber que ajudou na construção de tudo. “Gostei muito do esporte e ajudei na criação da associação com o intuito de fomentar o judô na cidade, pois acredito que o esporte é uma ótima oportunidade para os jovens se tornarem bons cidadãos e aprenderem bons valores! Desde então, a associação passou a ser minha segunda casa e os colegas de treino passaram a ser como da minha família”, enfatiza Vagner.

Ao lado de seu filho, Miguel Machado, o pai conta que além de se ver realizado no judô, gosta da reação do pequeno com todo o seu envolvimento. “Ele fica muito empolgado, especialmente quando eu e ele participamos da mesma competição, porque fica orgulhoso quando eu ganho algumas lutas e se cobra para fazer o mesmo”, conclui.

Publicidade

Veja também