Projeto de saúde visual presta 19 mil atendimentos

Ao todo, 3.745 alunos foram encaminhados para consulta médica após acuidade visual e 1,1 mil passaram a usar óculos

PRUDENTE - Da Redação

Data 14/12/2018
Horário 07:58
João Paulo Barbosa/AI da Unoeste/Cedida - Projeto de acuidade visual visa melhorar qualidade de vida de alunos
João Paulo Barbosa/AI da Unoeste/Cedida - Projeto de acuidade visual visa melhorar qualidade de vida de alunos

O Projeto Saúde Visual do Escolar fecha o 9º ano com 19.066 atendimentos para alunos ingressantes no segundo ciclo do ensino fundamental em 26 escolas da rede pública estadual em Presidente Prudente. Destes, 3.745 foram encaminhados para exames clínicos, 1.152 passaram a usar óculos e 101 receberam tratamento médico.

Diretores e professores afirmam que o projeto tem promovido melhoria na qualidade do aprendizado, pois os alunos com óculos passaram a enxergar as lições nos livros e nas lousas, superando a dificuldade de passar para o caderno. O fato de poderem acompanhar melhor tem estimulado o interesse pelos estudos.

A iniciativa do Lions Clube Centenário envolve entre os parceiros o Banco de Olhos Maria Sesti Barbosa, da Santa Casa de Misericórdia de Presidente Prudente, e a Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), por meio da Famepp (Faculdade de Medicina de Presidente Prudente), cujos alunos, orientados e acompanhados por professores, vão às escolas aplicar testes de acuidade visual. Daí ocorre o encaminhamento para consultas.

Os serviços são prestados gratuitamente, incluindo os óculos. Somente em 2018 foram atendidos 2.253 alunos, dos quais 319 foram consultados no Banco de Olhos Maria Sesti Barbosa, sendo que 273 precisaram usar óculos e cinco tiveram que fazer exame clínico e estão em acompanhamento médico.

Cada aluno passa por dois testes de acuidade visual no prazo de cinco anos. O primeiro ocorre na rede municipal de ensino, quando ingressa no primeiro ano. O serviço é prestado pela Secretaria Municipal de Saúde. O segundo ocorre quando chega ao 6º ano em escola do Estado, com os serviços do Lions, santa casa e Famepp/Unoeste

Com AI da Unoeste

Publicidade

Veja também