Projeto de extensão previne e trata cáries na primeira infância

Entre atendimentos oferecidos estão ações curativas, restauração provisória de dentes, cirurgias e reparo de resina composta

PRUDENTE - JANAÍNA TAVARES

Data 28/06/2018
Horário 09:13
Gabriela Oliveira/AI da Unoeste/Cedida - Profissionais enfatizam necessidade de cuidados dentários desde a primeira infância
Gabriela Oliveira/AI da Unoeste/Cedida - Profissionais enfatizam necessidade de cuidados dentários desde a primeira infância

Projeto de extensão desenvolvido pelo curso de Odontologia da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista) atende, em média, 20 crianças por período em Presidente Prudente, oferecendo tratamentos de prevenção e ações curativas para cárie dentária durante a primeira infância, de zero a três anos de idade. A ação, que existe há cinco anos, faz parte do estágio supervisionado dos acadêmicos do 8º termo do curso de graduação da universidade, de acordo com a professora e coordenadora do projeto, Karine Takahashi.

O programa ocorre simultaneamente na clínica de atendimento infantil do curso e aperfeiçoamento em odontopediatria, localizada no campus I da Unoeste, como na cidade de Álvares Machado, nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde). “Para tratamentos preventivos oferecemos as opções de profilaxia, aplicação de flúor, de selante e de verniz de flúor. Por outro lado, o Odonto Bebê disponibiliza também ações curativas, para faixa etária de zero a três anos, como a restauração provisória dos dentes, cirurgias, reparo de resina composta, entre outros atendimentos”, detalha a coordenadora ao explicar que para agendar consultas dos filhos, os pais precisam apenas entrar em contato com a clínica ou ir diretamente até o local.

Os atendimentos, em Prudente, ocorrem de terça-feira e sexta-feira e em um sábado por mês. Enquanto nas unidades de saúde de Machado, o projeto atende toda quinta-feira no período da tarde. Em relação ao acompanhamento, Karine diz que até os 13 anos de idade a criança pode ser assistida pela área de odontopediatria. Depois deste tempo, e se o paciente ainda precisar de cuidados específicos, já pode ser transferido para a clínica integrada, que se encontra no mesmo local do projeto Odonto Bebê. “Apesar disso, a garantia de que as crianças que ingressam desde pequenas fiquem sem cáries futuramente é grande. Todos os tratamentos oferecidos têm como principal fator a longevidade, por isso conseguimos ver os resultados em longo prazo, com certeza”, afirma a coordenadora.

Como cuidar?

Os devidos cuidados para uma boa saúde bucal começam desde cedo. Contudo e, principalmente, os dentes de bebês merecem atenção redobrada por parte dos pais. De acordo com a professora de Odontologia Pediátrica, Cristhiane Amaral, 90% da responsabilidade é dos pais e 10% dos dentistas. “Isso se deve, essencialmente, porque mãe e pai convivem diariamente com seus filhos, enquanto os profissionais não. Então, a higiene diária é fundamental”, destaca.

Assim, Cristhiane explica a importância do bebê não dormir com leite na boca depois da amamentação, já que esse é o “momento de risco mais propício para lesões de cáries”. “O ideal é utilizar pasta com flúor na quantidade adequada para cada fase da vida da criança, limpar a boca com água filtrada e gases se o bebê não tiver dentes e sempre usar escova do tamanho correto”, aconselha Cristhiane, que ressalta a importância dos pais procurarem um especialista na área quando for necessário, porque, deste modo, a restauração dos dentes dos bebês “se torna mais eficaz”.

Para a estudante Cristiane Urbiali, 32 anos, procurar um dentista logo no início para seu filho ajudou no tratamento efetivo. “Quando ele fez um ano, descobri que tinha cárie e como fiquei assustada já fui atrás de alguém para ajudar, senão meu filho teria perdido metade dos dentes”, enfatiza.

Já a trabalhadora rural, Élida Maria Soares, 32 anos, foi buscar apoio para sua filha mais nova quando começou a reclamar de dores e desconfortos. “No começo, ela não reclamava, mas assim que notei já a trouxe aqui no Odonto Bebê. Agora que ela está maior, escova os dentes depois de todas as refeições, porque a higiene tem que ser um hábito”, pontua.

SERVIÇO

Clínica de Odontopediatria da Unoeste

Data: terça e sexta-feira

Horário: 8h às 12h (terça-feira) e 13h30 às 17h10 (sexta-feira)

Telefone: 3229-1077

Local: Campus I

Cidade: Presidente Prudente

Endereço: Rua José Bongiovani, 700

Publicidade

Veja também