Projeto atende 53 crianças na Marietta Ferraz de Assumpção

Em seu nono ano de trabalho, ação do Lion Clube Centenário já beneficiou 15.960 alunos, com 3.209 encaminhamentos para consultas médicas; objetivo é tratar doenças oculares precocemente

PRUDENTE - ROBERTO KAWASAKI

Data 03/03/2018
Horário 14:42
José Reis, São realizados dois exames; primeiro é um teste de daltonismo e o segundo acuidade visual
José Reis, São realizados dois exames; primeiro é um teste de daltonismo e o segundo acuidade visual

Na tarde de ontem, os alunos da Escola Estadual Marietta Ferraz de Assumpção receberam o atendimento do projeto Saúde Visual Escolar, que realiza testes oftalmológicos em crianças de escolas públicas de Presidente Prudente. A iniciativa é do Lions Clube Centenário e envolve o curso de Medicina da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista) e o Banco de Olhos Maria Sesti Barbosa. Em meio aos olhares curiosos das 53 crianças atendidas, a organização do projeto informou que quatro delas deverão ser consultadas após o encontro.

Em seu nono ano de trabalho, o projeto já atendeu 15.960 alunos com 3.209 encaminhamentos para consultas médicas. Destes, 721 precisaram utilizar óculos e 90 apresentaram problemas mais graves na saúde visual. De acordo com Irineu Sesti Filho, presidente do Banco de Olhos Maria Sesti Barbosa, da Santa Casa de Prudente e representante do Lions Clube Centenário, o projeto para beneficiar crianças foi iniciado há 50 anos e, em conjunto com a área da saúde, tem o objetivo de garantir o bem-estar dos alunos das escolas estaduais da cidade. “Nós fazemos isso com muito amor e gratidão, ainda mais com uma parceria que a gente vê que está dando certo”, explica.

Ele conta que no ano passado, 27 escolas de Prudente receberam atendimento do projeto. Destas, 2.616 crianças foram atendidas e 359 precisaram ser encaminhadas para consultas no banco de olhos da santa casa.

Para a professora do curso de Medicina, Elenice Morini, o atendimento a cada criança demora em média cinco minutos. Durante a realização dos exames, os alunos são atendidos por 20 estudantes do curso de Medicina da Unoeste, orientados por professores. Elenice explica que primeiramente o paciente é submetido a um teste de daltonismo e, em seguida, ele é encaminhado para uma sala em que é feito o exame de acuidade visual. No entanto, se no exame for detectada uma nota atribuída abaixo de 6, “o aluno deverá participar de uma consulta com outros testes mais complexos no banco de olhos”.

De acordo com Elenice, é importante que toda criança faça o teste de avaliação de acuidade visual precocemente para que isso não atrapalhe a rotina escolar. “Se está com dificuldade para enxergar, provavelmente o problema vai atrapalhar o ensino-aprendizagem da criança”, finaliza.

Para o primeiro semestre de 2018, estão previstos atendimentos para mais de mil alunos de 14, das 26 escolas estaduais na cidade. Desta forma, ficam 12 para receberem o projeto no segundo semestre.

 

 

CRONOGRAMA DO 1º SEMESTRE DE 2018

Março

Dia 6, às 8h - Marrey Júnior, no Parque São Judas Tadeu

Dia 9, às 14h - Pessoa, no bairro Ana Jacinta

Dia 20, às 14h - Miguel Omar Barreto, no Parque Shiraiwa

Dia 21, às 14h - Teófilo Gonzaga da Santa Cruz, no Jardim Humberto Salvador

Dia 28, às 8h - Joel Antônio de Lima Genésio, no Jardim São Gabriel

 

Abril

Dia 16, às 8h - Placídio Braga Nogueira, no Parque Alvorada

Dia 17, às 14h - Tannel Abbud, na Vila Furquim

Dia 18, às 14h - Monsenhor Sarrion, na Vila Paulo Roberto

Dia 20, às 14 - Anna Antônio, no Parque Castelo Branco

Dia 25, às 8h - João Alfredo da Silva, no distrito de Eneida

 

Maio

Dia 4, às 14h - Arlindo Fantini, no Jardim Belo Horizonte

Dia 7, às 8h - Pedro Tófano, no distrito de Montalvão

Dia 9, às 14h - Hugo Miele, na Vila Esperança

 

Fonte: AI Unoeste

Publicidade

Veja também