Projeto aproxima modalidade de tênis das crianças

1,5 mil crianças já passaram pelas aulas e, atualmente, 60 vagas para novos participantes estão abertas

Esportes - JULHIA MARQUETI

Data 09/08/2018
Horário 08:24
Cedida/ Adelcino Assis: Crianças ganham a oportunidade de aprender tênis através de projeto
Cedida/ Adelcino Assis: Crianças ganham a oportunidade de aprender tênis através de projeto

Nem toda modalidade esportiva é de fácil acesso, já que, além das regras que são um pouco mais complicadas, acaba sendo necessário o uso de objetos específicos para cada esporte. Este é o caso do tênis, esporte de origem inglesa, que é disputado em quadras abertas e de superfícies sintéticas, cimento ou saibro. Além disso, depende também de raquete e bola adequadas para a prática. Mesmo que pareça fora da realidade de algumas crianças, o projeto social chamado Unimed Tênis para Todos/Tennis School torna possível o contato com a modalidade, já que tem o objetivo de proporcionar as crianças e aos adolescentes a oportunidade de conhecer e praticar.

Ao longo dos 7 anos desde o início dos trabalhos, mas de 1,5 mil alunos passaram pelas aulas comandadas pelo professor Adelcino de Assis. Os resultados, desde então, tem sido significativos. “O trabalho tem demonstrado êxito em vários quesitos, melhorando o rendimento escolar e o avanço das crianças com hiperatividade e déficit de atenção”, afirma.

Apesar de já ter sido feito em escolas do município, agora o projeto oferece aulas nas quartas e sextas –feiras, das 14h às 15h, na Academia Tennis School, com horário na parte da manhã apenas nas segunda, das 9h às 10h. Atualmente, 100 crianças marcam presença e mais 60 podem iniciar os trabalhos, já que as vagas estão abertas para inscrições de alunos que tenham de 7 a 12 anos. “O objetivo do tênis é preparar os jovens até a fase adulta, proporcionando todo o conhecimento físico, técnico e psicológico que irão acompanhá-los por toda a vida”, destaca Adelcino.

Segundo o treinador, enquanto as aulas ocorriam nas escolas, o contato com os diretores deixava clara a diferença de comportamento dos alunos, não só dentro das quadras. “Falavam como melhoraram o comportamento em casa, durante os estudos. Isso tem sido uma grande coisa para o nosso desenvolvimento no projeto também”, conta.

Colocando o tênis como “esporte que muda as pessoas e as pessoas mudam o mundo”, Adelcino ressalta a importância de o esporte ser exemplo de disciplina. “A gente consegue perceber que depois de um ou dois meses, ou seja, em pouco tempo, eles começam a mudar, a respeitar mais o amigo, a prestar mais atenção e isso é muito importante”, destaca.


BOX

As aulas ocorrem durante dois dias na semana, na Academia Tennis School, localizada na Rua João Gonçalves Foz, 474. Na segunda-feira as atividades são das 9h às 10h e das 14h às 15h, já na sexta-feira, apenas no horário da tarde funciona o projeto.

Serviço

Quem tem interesse em fazer parte do projeto deve ter entre 7 e 12 anos. Para fazer a inscrição deve ir até a Academia Tennis School, localizada na Rua João Gonçalves Foz, 474, em qualquer horário ou dia. Para ter mais informações ou dúvidas, o interessado pode ligar no número 3221-6161.

Publicidade

Veja também