Programas têm boas opções para “desconectar” crianças nas férias

04/07/2018 04:07:00

As tão aguardadas férias de julho chegaram. Enquanto muitos adultos a encaram como momentos para não se fazer nada, descansar e recarregar as energias, outros - que conseguem conciliar a folga do serviço com o recesso escolar dos filhos - preferem usar o tempo livre para viajar, conhecer outros lugares ou visitar amigos e familiares que moram longe.

Mas e para as crianças, o que o período significa? Grande parte delas, principalmente quando os passeios com os pais não são possíveis, aproveita para dormir e acordar tarde, jogar videogame, ver o desenho ou filme preferido na televisão e ficar um pouco mais na internet, conversando com os amigos. A diversão, que até há alguns anos atrás, era nas ruas, com brincadeiras que faziam a garotada suar e passar horas e horas se exercitando, hoje é obtida sentada, através da tela do computador, tablet ou celular.

Contrariando prognósticos de que a tecnologia apenas ajudaria a multiplicar informações e ampliar o círculo de amizades, muitas crianças e jovens nunca estiveram tão conectados e, consequentemente, distantes do mundo real, como agora. Não brincam, não conversam, não se mexem. O ideal, porém, é limitar horários e oferecer ainda oportunidades para novas experiências e diversão.

Em Presidente Prudente, teve início nesta semana, o Super Férias em Família. Direcionado a crianças e adolescentes de 5 a 14 anos, o programa - cuja taxa, por semana, varia de R$ 45 a R$ 90 - segue até 27 de julho, no Sesi (Serviço Social da Indústria) do Parque Furquim, com atividades culturais, esportivas e de lazer. A programação, que oferece diferentes módulos semanais, ocorre de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h, e ainda tem vagas abertas.

Desenvolvido pela Prefeitura, através da Secult (Secretaria Municipal de Cultura), o Férias no Matarazzo é outra ótima opção, quando o que se busca é diversão e, também, conhecimento.  Com o objetivo de oferecer uma ampla programação - principalmente para os pequenos no período de recesso escolar -, o projeto iniciou as inscrições na segunda-feira e é aberto a toda comunidade. Contação de histórias, oficinas, exibições de filmes, recreação e jogos serão oferecidos, entre os dias 10 e 20 deste mês, em dias e horários diferenciados, no local, de forma gratuita.

No Sesc Thermas, durante todo o ano, a unidade também oferece atividades específicas para crianças, incluindo oficinas e teatro. Vamos contemplar? Opções não faltam. As férias passam logo. Seja com descanso ou lazer, diversão ou cultura, elas devem ser aproveitadas.

Estilo do Site
  • Luz
  • Alto Contraste