Programas oferecidos em Prudente auxiliam na busca por emprego

De acordo com a Sert, projetos disponibilizados atendem às necessidades das pessoas em diferentes níveis de graduação

PRUDENTE - JANAÍNA TAVARES

Data 15/06/2018
Horário 05:55

Atualmente, Presidente Prudente dispõe de seis programas do governo do Estado de São Paulo, que têm como principal objetivo auxiliar a população no mercado de trabalho: o PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador), Banco do Povo Paulista, Padef (Programa de Apoio à Pessoa com Deficiência), Time do Emprego, Pró-Egresso e Aprendiz Paulista – este disponível para alunos das Etecs (Escolas Técnicas Estaduais do Centro Paula Souza). De acordo com a Sert (Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho), os projetos atendem às necessidades das pessoas em diferentes níveis, pois “é dever fornecer apoio ao cidadão”.

Com uma unidade, o PAT situado no Poupatempo e que atende 53 cidades, dá a oportunidade da pessoa se candidatar, fazer a emissão de vias da CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social), o requerimento do seguro-desemprego, entre outras demandas. No momento, há 2.160 inscritos no programa, porém, nenhuma vaga é oferecida atualmente.

Enquanto isso, a Secom (Secretaria de Comunicação Municipal) informa que o Time do Emprego será outro programa que estará disponível para os prudentinos. Com o propósito de ajudar o cidadão a aumentar suas chances de se inserir no mercado de trabalho por meio de encontros, onde recebem dicas e conselhos para melhorar suas aptidões, a novidade terá sua primeira ação de hoje a 6 de julho, quando funcionários públicos atuantes nas prefeituras da região receberão capacitação para “ treinar” o futuro Time do Emprego.

De acordo com a Secom, a capacitação será realizada em um hotel da cidade e deve reunir multiplicadores de todas as prefeituras envolvidas. Podem participar do Time do Emprego de 20 a 25 trabalhadores desempregados, jovens que buscam o primeiro trabalho e que tenham idade maior ou igual a 16 anos.

Já o Pró-Egresso é considerado como uma ação voltada para a ressocialização e inclusão social de egressos e reeducandos do sistema prisional, a partir da intermediação de mão de obra. Conforme a Sert, podem participar egressos do regime aberto, livramento condicional, penas alternativas, indulto pleno e cumprimento pleno, além de presos do semiaberto. Ao todo conseguiu integrar 1,2 mil ao mercado de trabalho no Estado.

Por outro lado, o Padef realiza ações e procura orientar pessoas com deficiência a encontrarem seu lugar no mercado atual. Além disso, pode oferecer palestras para empregadores sobre a contratação e integração desses cidadãos. Ainda no setor de empregabilidade, há o Aprendiz Paulista, projeto de aprendizagem e voltado especificamente para alunos de 14 a 24 anos das Etecs.

E, por fim, há o Banco do Povo Paulista, maior projeto de microcrédito estadual do país, que auxilia no desenvolvimento do empreendedorismo, oferecendo empréstimos a juros de 0,35% ao mês, de acordo com a Sert. Por meio de nota, a secretaria expõe que, que no geral, “muitos estão em situação extrema de vulnerabilidade social e precisam de um caminho a seguir, por isso a oferta desses programas tanto na cidade como em outras do Estado”.

De acordo com a nota emitida pela Sert, não é possível mensurar os dados de pessoas beneficiadas nos programas citados, visto que “dependem de abertura de vagas e turmas”, além de não terem um endereço fixo na cidade, apenas o PAT. Sendo assim, a maioria dos projetos pode ser acessada pelo site da Sert e pelo Portal Emprega São Paulo.

Primeiro do Estado

Em Prudente, o Banco do Povo Paulista está com 20 anos de existência na cidade, sendo o primeiro do Estado de São Paulo que auxilia tanto pessoas físicas como jurídicas, de acordo com o responsável pelo local, Dierry Calixto. “Aqui é oferecido crédito para ampliação do negócio, o que gera consequentemente renda e emprego para a população em geral”, salienta. Para participar deste benefício, Dierry orienta que a pessoa precisa levar documentação da empresa, se for formalizada, ou estar munida com os documentos pessoais.

Para capital de giro e investimento fixo, os valores oferecidos variam em torno de R$ 200 a R$ 25 mil. “O projeto, que é uma parceria do governo do Estado de São Paulo e com a Prefeitura de Prudente, está aqui para dar oportunidade e ajudar a todos que precisam de uma força a mais para alavancar seu próprio empreendimento”, pontua o responsável.

SAIBA MAIS

Para as vagas de emprego do PAT, Padef, do Aprendiz Paulista e do Pró-Egresso, o cadastro pode ser feito no próprio Posto de Atendimento ao Trabalhador ou via internet, no endereço do Portal Emprega São Paulo: www.empregasaopaulo.sp.gov.br. O Time do Emprego abre turmas regularmente e é importante acompanhar o site da Sert (Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho) no www.emprego.sp.gov.br e as mídias locais para abertura de novas turmas na cidade.

SERVIÇO

Banco do Povo Paulista

Atendimento: Segunda a sexta-feira

Horário: 10h às 16h

Local: Sedepp

Cidade: Presidente Prudente

Endereço: Rua Adib Jorge Tannus, 50, Jardim Bongiovani

Telefone: 3918-4218

PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador)

Atendimento: Segunda a sexta-feira

Horário: 8h às 17h

Local: Poupatempo

Cidade: Presidente Prudente

Endereço: Avenida Brasil, 1383, Vila São José

Telefone: 3904-6040

Publicidade

Veja também