Jovens e adultos

Programas atendem mais de 2 mil estudantes em Prudente

Quem não terminou os estudos e deseja retornar às salas de aulas pode participar do EJA e CEEJA, em escolas da cidade

BEATRIZ DUARTE - Especial para O Imparcial • 11/04/2018 10:06:37

Foto: José Reis - Estudantes contam também com atendimento individualizado

A alfabetização de jovens e adultos é uma realidade no país. Os cidadãos que não terminaram os estudos e desejam retornar às salas de aulas recebem incentivos de programas estaduais e municipais como o CEEJA (Centro Estadual para Educação de Jovens e Adultos) e o EJA (Educação de Jovens e Adultos). Em Presidente Prudente, 1.657 alunos se formaram em ambos os projetos nos últimos cinco anos. Anualmente, a média é de 300 pessoas, segundo dados da Diretoria de Ensino.

O CEEJA oferece cursos de ensino fundamental – anos finais (6º ao 9º ano) e ensino médio, e contempla cerca de 2 mil alunos ativos. Existente na cidade desde 1997, o seu diferencial está na presença flexível para o estudante, que possui a opção de estudar em casa ou no centro, e o atendimento individualizado para orientação de estudo, além da realização das avaliações parciais e final.  O curso é organizado em regime de eliminação de matéria, inclusive com aproveitamento de estudos anteriores devidamente comprovados e atendimento individualizado. O serviço é oferecido na Escola Estadual Professor José Libânio Filho.

Já o EJA está presente na Escola Municipal Doutor João Franco de Godoy. O trabalho é realizado com aulas presenciais, para os estudantes de anos iniciais (do 1º ao 5º) do ensino fundamental. Para cursar o próximo ano letivo, ele é encaminhado para uma unidade do CEEJA, após uma avaliação. Conforme divulgado pela Seduc (Secretaria da Educação Municipal), o programa possui 53 alunos matriculados, com idades entre 15 e 65 anos, observando uma média de pessoas com 48 anos.

Em relação à demanda de interessados, o número vem diminuído devido à existência de outros programas, e a procura para a segunda etapa do ensino fundamental, que o projeto não contempla. As maiores necessidades na procura são: alfabetização, fluência leitora, compreensão e resolução de situações problemas, assim como prosseguimento dos estudos e exigências do mercado de trabalho.

 

Dificuldades e recomeços

Natalie Floriano Pereira atua como professora de ciências humanas no CEEJA há um ano. Para ela, a maior dificuldade dos alunos é em relação ao tempo disponibilizado para os estudos, uma vez que muitos já trabalham e possuem família. “Alguns acabam desistindo no meio do caminho, porque é preciso esforço e muita força de vontade”. Contudo, ela ressalta que é gratificante acompanhar a evolução individual dos alunos que, geralmente, retomam os estudos na busca de um emprego melhor e o ingresso no ensino superior.

Formatura à vista, Romilda Rosana Rodrigues, 41 anos, do lar, está prestes a terminar o 3º ano do ensino médio no CEEJA, onde começou os estudos ainda no 9º ano do ensino fundamental. Aos 19 anos, parou de estudar quando engravidou da sua primeira filha. Sem nunca receber incentivo para retornar à escola, Romilda passou mais de 20 anos sem entrar em uma sala de aula. O apoio veio através do seu atual esposo. “Ele sempre acreditou em mim e dizia que eu precisava voltar a estudar, porque só assim conseguiria uma profissão”.

Questionada sobre o que o estudo trouxe para sua vida, a dona de casa destaca a visão de mundo. Conforme conta, ela não conseguia entender os assuntos transmitidos nos telejornais, e por muitos anos formulou sua opinião baseada nos que os outros diziam. “Hoje eu entendo até de política e consigo debater sobre várias coisas, minha vida começou a mudar desde então”.

 

SERVIÇO

Conclusão do ensino fundamental e médio (CEEJA)

Inscrições: Os interessados devem acessar a página http://ceejapp.blogspot.com.br/, e conferir a documentação exigida

Local: Escola Estadual Professor José Libânio Filho

Endereço: Rua Claudionor Sandoval, 875, Jardim Paulista

Data: segunda a quinta-feira

Horário: das 8h às 19h

 

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