Criado em 1999, e presente em todos os municípios do Estado do São Paulo, o programa Vivaleite é considerado o maior programa de distribuição de leite pasteurizado do Brasil. Na 10ª RA (Região Administrativa) do Estado de São Paulo, que é a região de Presidente Prudente, a iniciativa contribui com a entrega de 167.760 litros de leite e auxílio a 11.184 crianças, conforme informações da Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado, tendo o mês de abril como referência.
Segundo a pasta estadual, o programa é responsável pela distribuição de mais de 70 milhões de litros de leite entre todos os municípios, sendo que o produto é enriquecido com ferro e Vitaminas A e D, o qual beneficiam pessoas em estado de vulnerabilidade.
O público beneficiado é composto por famílias com renda mensal de até 1/4 do salário mínimo per capita. “Além disso, o público-alvo são as crianças, de seis meses a cinco anos e 11 meses, e idosos acima de 60 anos”.
DISTRIBUIÇÃO FUNDAMENTAL
PARA A REGIÃO DE PRUDENTE
Pirapozinho é um dos 53 municípios da região que participam do programa. No município, em abril, serão entregues 4.260 litros de leite a 284 crianças. Para a Prefeitura, o Vivaleite é importante por contribuir significativamente para a segurança alimentar das crianças. “Além disso, o município esclarece que realiza o acompanhamento das famílias contempladas pelo programa, por intermédio de avaliações antropométricas e nutricionais das crianças e promove toda a logística de distribuição aos beneficiários”. Além do Programa Vivaleite, por iniciativa da administração local, Pirapozinho afirma que também desenvolve o Programa Pró-Alimentar, que distribui cestas básicas para famílias em situação de vulnerabilidade social, de acordo com os critérios estabelecidos pela Política Nacional de Assistência Social.
A cidade de Presidente Prudente, por sua vez, tem 1.308 crianças atendidas e 19.620 litros de leite distribuídos. Conforme a Prefeitura, o programa contribui na complementação da alimentação da criança e, automaticamente, na renda familiar. “Diante disso, por ser um leite enriquecido com Vitamina A e ferro, auxilia na prevenção da anemia ferropriva e na imunidade da criança”. A administração lembra que as famílias contempladas a participar do programa estão cadastradas no CadÚnico do Governo Federal, por isso, são direta e indiretamente vinculadas aos serviços da Assistência Social.