Programa para tabagistas segue com inscrições abertas

PRUDENTE - GABRIEL BUOSI

Data 15/08/2019
Horário 09:33
Encontros ocorrem de forma semanal, sempre às terças, no campus 1 da Unoeste
Encontros ocorrem de forma semanal, sempre às terças, no campus 1 da Unoeste

O ato de parar de fumar não é uma tarefa fácil e, muitas vezes, requer cuidados especiais para que o objetivo seja alcançado com sucesso. Pensando nisso é que a Clínica de Fisioterapia da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), em Presidente Prudente, segue com inscrições abertas para o Programa de Atendimento à População Tabagista, que em quatro anos atendeu cerca de 250 pessoas. Não há custos para participar e a população terá acompanhamento multiprofissional ao longo de cinco meses.

De acordo com a professora responsável, Ana Paula Coelho Figueira Freire, a iniciativa é baseada nas diretrizes do Ministério da Saúde, de forma que a busca pelo auxílio deve ocorrer de forma ativa, ou seja, pelo próprio interessado. “Ainda restam alguma vagas e antes de iniciar as atividades vamos fazer uma triagem com os candidatos para conversarmos, pegarmos o histórico e apresentar nosso trabalho”, lembra.

Os encontros, que se iniciaram já em agosto, ocorrem de forma semanal, sempre às terças-feiras, das 17h30 às 18h30, no campus 1 da Unoeste. “Faço uma avaliação positiva dos últimos grupos que tivemos, pois temos uma média de 60% de sucesso nos casos, com pacientes que buscam e conseguem efetivamente parar de fumar”, comenta Ana. Ainda assim, aqueles que fazem parte dos outros 40% não devem desanimar, já que ela ressalta ser comum não obter sucesso de primeira. “As portas estarão sempre abertas enquanto essa pessoa tiver a vontade de parar de fumar. Estudos mostram que um tabagista pode tentar até 10 vezes até conseguir por definitivo, então, não é preciso desanimar”.

Vale destacar que a atividade conta com um programa multidisciplinar, ao integrar as mais diversas especialidades no acompanhamento, como: fisioterapeutas, nutricionistas, fonoaudiólogos, dentistas e esteticistas. “Buscar o programa é extremamente importante e percebemos que a cada ano que passa esse interesse aumenta. Estamos unidos para alcançarmos juntos essa conquista”, diz a professora.

Serviço

O Programa de Atendimento à População Tabagista segue com inscrições abertas. Os encontros ocorrem sempre às terças-feiras, das 17h30 às 18h30, no campus 1 da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), que fica na Rua José Bongiovani, 700, na Cidade Universitária.

Publicidade

Veja também