Programa deve ser implantado dentro de 90 dias em Prudente

Parceria entre município e governo federal, formalizada na manhã de ontem, garante conexão banda larga a preços reduzidos para a população de bairros periféricos, rurais e distritos

PRUDENTE - ANDRÉ ESTEVES

Data 24/03/2018
Horário 10:25
José Reis | Evento para assinatura do termo de adesão ocorreu ontem em PP
José Reis | Evento para assinatura do termo de adesão ocorreu ontem em PP

Com o objetivo de expandir a internet banda larga para a zona rural, bairros periféricos e distritos de Presidente Prudente, o prefeito Nelson Roberto Bugalho (PTB) assinou, na manhã de ontem, na Fundação Inova Prudente, o termo de adesão ao programa Internet para Todos. O evento contou com a presença do ministro do MCTIC (Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações), Gilberto Kassab, que aproveitou a oportunidade para conhecer as dependências da instituição.

O titular da Setec (Secretaria Municipal de Tecnologia), Rogério Marcus Alessi, explica que caberá ao município fornecer os locais e infraestrutura para que o governo federal, por meio de uma empresa terceirizada, instale as torres e antenas necessárias para prover a conexão. A previsão é que a implantação comece a ocorrer em até 90 dias. Com isso, as pessoas no entorno da área terão a opção de utilizar a internet a partir de tarifas reduzidas. O secretário ainda não foi informado sobre o valor, mas adianta que será menor do que aquele taxado para a internet comercial. Isso porque a empresa tem um ônus para a prestação de serviço, mas por ter garantias e isenções, é capaz de ofertar um preço menor.

Rogério afirma que a iniciativa é importante no sentido de garantir inclusão digital para a população carente da cidade, considerando que os cidadãos poderão acessar ao serviço em suas próprias casas a partir de uma rede de alta velocidade, cuja transmissão será feita por via terrestre e através de satélite geoestacionário. O titular da pasta enfatiza que o objetivo é garantir o acesso permanente, posto que a municipalidade já oferta a internet gratuita em diferentes localidades de Prudente. Atualmente, são 50 pontos de wi-fi espalhados em todas as regiões da cidade, incluindo os distritos de Montalvão, Eneida, Ameliópolis e Floresta do Sul. “Este serviço tem crescido de 10% a 15% ao ano e a nossa expectativa, em 2018, é que o número de pontos salte para perto de 60”, comenta.

Ainda com relação ao programa, a administração de Prudente informa que indicou no termo todas as 68 escolas municipais, sendo 30 de ensino fundamental e 38 de educação infantil. Juntas, as unidades prestam atendimento a 18 mil alunos. Além de garantir a segurança das áreas contempladas com o serviço, a Prefeitura também deverá arcar com as despesas do consumo de energia elétrica.

 

Palavras do ministro

Kassab aponta que, em âmbito nacional, o programa viabiliza internet banda larga para todas as fronteiras do país, tornando mais eficientes as políticas públicas de combate a contrabando, tráfico de drogas e crime organizado, além de permitir levar a conectividade para a educação, uma vez que o país ainda convive com a injustiça social de ter um aglomerado de crianças estudando em áreas sem internet, enquanto outro grupo mais privilegiado tem a ferramenta à sua disposição e, por esta razão, está à frente em termos de acesso ao conhecimento e cultura. No campo da saúde, destaca que os médicos de localidades mais distantes poderão compartilhar os diagnósticos com os grandes centros.

Questionado sobre a possibilidade de deixar o cargo público para se candidatar ao cargo de vice-governador do Estado de São Paulo, o ministro aponta que o PSD (Partido Social Democrático) firmou um entendimento com o PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira) para que este indicasse o candidato a governador, enquanto a primeira sigla nomeasse o vice. No caso, os peessedebistas já fizeram a sua escolha – João Dória. Kassab denota que o partido ao qual está filiado, em uma “ampla aliança”, anunciará em breve o nome, que pode ser o seu. “Porém, o partido tem vários quadros qualificados e, ao longo dos meses, fará a sua definição”, pondera.

Publicidade

Veja também