Lançamento

Programa de Apoio Pedagógico atenderá mil alunos da rede municipal

Iniciativa, realizada pela Prefeitura e parceiros, é destinada a estudantes com dificuldades ou distúrbios de aprendizagem

Da Redação • 10/10/2018 16:59:00

Evento ocorreu hoje, no gabinete do Paço Municipal Florivaldo Leal, com a presença de autoridades. Foto: Marcos Sanches/Secom

O governo de Presidente Prudente realizou hoje, o lançamento oficial do Pape (Programa de Apoio Pedagógico Especializado), política pública que tem como objetivo atender através de parcerias, alunos da rede municipal que apresentem dificuldades ou distúrbios de aprendizagem e de ordem psicossocial.

O evento ocorreu no gabinete do Paço Municipal Florivaldo Leal, com a presença do prefeito Nelson Roberto Bugalho (PTB); do vice-prefeito, Douglas Kato Pauluzi (PTB); dos secretários municipais de Educação, Sônia Maria Pelegrini; de Saúde, Valmir da Silva Pinto; de Tecnologia da Informação, Rogério Marcus Alessi; e de Esportes, Claudinei Quirino; vereadores, demais integrantes da equipe técnica do governo, além de representantes dos parceiros HR (Hospital Regional) Doutor Domingos Leonardo Cerávolo, Elza Utino, e da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), Regina Gioconda.

O programa será realizado por meio de uma parceria com a Unoeste, através dos cursos de Psicologia, pós-graduação e mestrado em Educação, Faculdade de Fonoaudiologia e Faculdade de Medicina e ainda por meio de Convênio com o HR.

“Esse programa é o atendimento de uma demanda antiga, uma vez que os alunos com dificuldades de aprendizado sem diagnóstico não eram atendidos por nenhuma política pública. Dessa forma, estaremos atendendo às prerrogativas do Estatuto da Criança e do Adolescente e do Plano Municipal de Educação, promovendo a inclusão desses mil alunos que necessitam de uma atenção direcionada para possibilitar a aprendizagem e erradicar a evasão escolar”, afirmou Pelegrini.

Ela explicou ainda que os atendimentos serão realizados por médicos pediatras e médicos residentes em pediatria para a realização de exames e diagnósticos e, posteriormente, conforme a necessidade, serão atendidos na Fundação Inova Prudente por uma equipe multiprofissional, com psicólogos, psicomotricistas, fonoaudiólogos, psicopedagogos, pedagogos, além das coordenadoras pedagógicas da Seduc.

“As secretarias municipais de Saúde, Tecnologia e Esporte têm importante papel nesse programa. A Saúde auxiliará no trâmite dos diagnósticos, a Tecnologia com a cessão do espaço para o atendimento na Inova Prudente e o Esporte com aulas de esportes específicos, de acordo com a necessidade da criança”, elencou Pelegrini.

O prefeito afirmou que essa ação de caráter humano evidenciado envolve outras instituições num desejo mútuo de promover inclusão social. “A educação é prioridade desse governo e demanda grandes investimentos, uma vez que temos preocupação com a formação desses alunos para o resgate de sua dignidade”.

Serão atendidos inicialmente  alunos das  escolas municipais Antônio Moreira Lima; Alayde Tortorella Faria Motta; Catarina Martins Artero; Gisele Dalefi; Rotariano Antônio Zacharias; Carmem Pereira Delfim; Padre Emílio Becker; e José Carlos João.

Com Secretaria Municipal de Comunicação

 

 

 

 

Estilo do Site
  • Luz
  • Alto Contraste