Programa Creche Parceira atende 115 crianças

PRUDENTE - ANNE ABE

Data 31/01/2018
Horário 12:52

A Prefeitura de Presidente Prudente, por meio da Seduc (Secretaria Municipal de Educação), lançou ontem o Programa Creche Parceira, que estenderá o expediente de unidades de ensino infantil até às 19h. Inicialmente, o benefício será implantado em 12 das 38 creches existentes no munícipio, que atendem 115 crianças, de até três anos, cujos pais não conseguem buscá-los durante o período normal. Com isso, os responsáveis negociarão o horário de entrada e saída dos filhos diretamente na unidade escolar, com os diretores e professores, durante um período de entrevistas, de 2 a 9 de fevereiro.

A secretária municipal de Educação, Sônia Maria Pelegrini, informa que, nesse momento, deve ser informada a necessidade e apresentados os documentos comprobatórios. Após isso, o programa começa a funcionar oficialmente, no dia 9 de fevereiro, quando as aulas retornam.

Sônia pontua que os horários precisam ser combinados, pois o período de permanência da criança na escola não pode ultrapassar 10 horas, o que é inconstitucional. “Educação é um direito de todos, assim como a família, por isso não pode ultrapassar esse tempo nas escolas. Desta forma, estamos garantindo dois direitos. Será um apoio aos pais que realmente não conseguem buscar seus filhos no horário normal”, complementa.

A comprovação da necessidade pode ser feita mediante apresentação de cópia da carteira de trabalho com registro de saída; ou declaração do empregador, com registro em cartório, informando período de trabalho; ou declaração, a próprio punho, informando que não possui nenhum parente que possa buscar a criança.

 

Idealização

A ideia do programa surgiu durante a campanha eleitoral de 2016, quando o chefe do Executivo, Nelson Roberto Bugalho (PTB), juntamente com o vice Douglas Kato (PTB), percorriam as ruas para ouvir a demanda da população. Bugalho garante que para a adequação dos horários não foi preciso investir mais recursos, pois conseguiram remanejar os funcionários. Contudo, isso vai depender da necessidade da população, haja vista que o programa pode ser ampliado para outras unidades escolares, desde que haja a demanda mínima de cinco alunos por escola.

“É algo a mais para os pais que realmente precisam e comprovem a necessidade, pois a Prefeitura não conseguiria dar suporte a todos. O objetivo é ajudar aos pais e o nome do programa denota exatamente isso, porque é uma parceria entre o poder público e os pais da cidade”, conclui.

 

Confira as unidades beneficiadas

Clotilde Veigas de Barros

Edna Carnelós

Edson Lopes

Erika Portela

Maria Regina Dal Pogetto

Nair Musegante Lebrão

Odete Duarte da Costa

Ondina Quirino Barbosa

Eliane Tadiotto Araújo

Vania Maria Valentim Aquoti

Ederle Marangoni Dias

Mario Peretti

Fonte: Seduc

Publicidade

Veja também