Programa conscientiza crianças sobre o trânsito

Na Pista Certa, iniciativa da Fundación Mapfre em parceria com a Prefeitura, recebe alunos entre 5 e 11 anos para ensiná-los sobre segurança viária

PRUDENTE - PEDRO SILVA

Data 18/09/2019
Horário 06:17
Pedro Silva - Durante o circuito, instrutores explicam os significados das placas e sinais aos alunos
Pedro Silva - Durante o circuito, instrutores explicam os significados das placas e sinais aos alunos

A conscientização é o melhor caminho para prevenir e garantir a segurança no trânsito. A Fundación Mapfre em parceria com a Prefeitura de Presidente Prudente atenderá, durante duas semanas, 28 escolas e 2,6 mil crianças, de 5 a 11 anos, no programa Na Pista Certa, com teatro e atividades para ensinar os pequenos sobre as regras de trânsito, meio ambiente e cidadania até o dia 28 deste mês.

Grazielle Matsunaga, coordenadora do projeto, explica que esta é uma iniciativa sobre educação no trânsito. “As crianças aprendem com o teatro temas como meio ambiente e cidadania, e elas percorrem o percurso de bicicleta para colocar em prática o que foi ensinado, seguindo as regras de trânsito, placas e semáforos”. Ela destaca que a ação ajuda no futuro, ensinando os pequenos a serem bons condutores quando adultos.

“O objetivo não é só atingir as crianças, mas os pais também”, destaca Grazielle, e lembra que os participantes disseminam os conhecimentos adquiridos no programa com os adultos. “Eles apreendem aqui e repassam aos mais velhos”.

O projeto, iniciativa da Fundación Mapfre, é itinerante e a cada semana se fixa em uma cidade diferente. “Presidente Prudente é especial, pois recebe a ação durante duas semanas”, diz a coordenadora. Segundo Grazielle, essa é a segunda vez que a iniciativa se mantém por duas semanas na cidade.

Até o dia 28 de setembro, o local receberá os alunos prudentinos. Aos sábados, o espaço será aberto ao público, podendo participar somente crianças de 5 a 11 anos.

Teatro

Como tema que aborda segurança e normas de trânsito, cidadania e meio ambiente, as crianças são apresentadas a um teatro de bonecos, feitos com materiais reaproveitados, como tênis, partes de bicicletas e brinquedos. Os dois contadores, de forma humorada, divertiam e arrancavam gargalhadas dos estudantes, enquanto explicavam a importância de se atravessar na faixa, como andar com segurança na rua, a educação de sempre recolher a sujeira que os animais de estimação fazem e também o valor da simpatia e educação.

Circuito

Após o fim do teatro, os alunos são divididos em três grupos; menores de 1,5 metro, que andam de triciclo; os que já têm altura superior a 1,5 metro, mas não sabem andar de bicicleta; e os que já sabem. Todos os grupos fazem o percurso com curvas, placas de sinalização, semáforo e regras de vias. Grazielle convida a todos os pais e responsáveis de crianças entre 5 e 11 anos para participar aos sábados, divertindo e ensinando os filhos sobre o trânsito.

Publicidade

Veja também