Profissionais reforçam importância da orientação

VIDA SAÚDAVEL Academias ficam lotadas nesta época do ano, o que representa mais trabalho para educadores físicos, que tem papel fundamental na busca pelo corpo perfeito

Esportes - JULHIA MARQUETI

Data 19/12/2017
Horário 13:26

Seja por saúde ou por estética, muitos procuram alguma atividade física para ficarem com os corpos desejados nesta época do ano. Alguns começam a praticar por conta própria e, ao invés de obterem bons resultados, acabam se prejudicando. Por isso, a busca pelo corpo dos sonhos ou cuidados da saúde deve contar com a ajuda de profissionais. Necessidade que é reforçada pelo professor de Educação Física da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista) Jair Rodrigues Garcia Júnior. “Todos que praticam atividade física devem receber orientação de um profissional de Educação Física. É importante que ele seja realmente um profissional já formado e devidamente registrado no Cref [Conselho Regional de Educação Física]”, lembra.

De acordo com o professor, apenas esse profissional está apto para orientar os alunos na correta prática dos exercícios. “Para que o programa de exercícios seja efetivo e atinja os objetivos, além de garantir que a prática seja realizada com segurança”, reforça.

Todos aqueles que buscam a vida saudável, devem estar atentos a instrutores que não possuem a verdadeira formação de educador físico, ou que ainda estudam para a profissão. “A principal recomendação é solicitar a carteira profissional do Cref antes de contratar o serviço do personal trainer. Como diz o ditado: ‘o barato hoje pode sair caro amanhã’, então não se coloque em risco e não desperdice seu dinheiro; não contrate quem não é profissional!”, alerta Jair Rodrigues.

Seja para iniciar a prática de atividades físicas ou para se manter nela, é preciso de incentivos. E esse também é papel do educador físico. A personal trainer Karina Turino conta que o incentivo é muito importante, por isso busca deixar o aluno escolher suas preferências de treinos e até música, sendo assim, apresenta algo diferenciado. Já o professor Jair Rodrigues, cita quatro diferentes modos de incentivos. “Há diferentes formas de incentivar o aluno. Talvez a mais importante seja a conscientização sobre a importância da prática regular da atividade física para prevenção de doenças, manutenção da saúde e maior longevidade. Outra forma de incentivo é demonstrar os resultados obtidos por meio de avaliações periódicas, em geral a cada 3 meses. Uma terceira forma é a variação periódica dos exercícios de modo que o treinamento não fique ‘monótono’. Uma quarta forma é reunir periodicamente os alunos para que façam aula em grupo e se motivem uns aos outros”, conta.

Publicidade

Veja também